5 relatórios de telecom que sua empresa deve ter

Categorias

O que quer ver hoje?

Posts

Últimas postagens

relatórios de telecom

Compartilhe esse post

A rotina dentro de uma empresa envolve várias atividades na jornada de trabalho. E grande parte delas se relaciona, de algum modo, ao setor de telecomunicação. Seja através do uso de internet, pelo uso do celular corporativo, entre outras formas. Com isso, fazer uma boa gestão de telecom é essencial e uma das ferramentas que podem ajudar nesse quesito são os relatórios de telecom.

Por meio desse documento, o gestor consegue ter acesso a indicadores e tarifas de mercado importantes para um maior controle sobre seus ativos em telecomunicação, assim como também para análises mais precisas sob diferentes cenários e tomadas de decisão mais assertivas.

Mais do que isso, saber quais relatórios de telecom usar e estar sempre atentos a eles é algo que evita uma série de problemas. Desde gastos desnecessários com serviços de telefonia, pagamentos acima do que foi realmente contratado, má aplicação dos recursos de telefonia corporativa, entre outros.

Ainda não sabe o que são ou quais relatórios de telecom sua empresa precisa ter? Então acompanhe conosco essa leitura e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas acerca desse assunto. Confira!

O que são e para que servem os relatórios de telecom?

Os Relatórios de telecom nada mais são do que documentos que reúnem um conjunto de dados e informações voltados ao setor de telecomunicação da empresa, que servem de base para auxiliar gestores dos mais variados departamentos em suas tomadas de decisão.

No geral, esses dados refletem como anda o setor de telecom da empresa em um determinado período. Por isso, os relatórios são agrupados considerando um intervalo de tempo especifico. Ou seja, é possível gerar desde relatórios diários, até de forma semanal, mensal, anual, bimestral ou conforme for mais conveniente para sua organização.

Com esses relatórios é possível analisar resultados, identificar ou cortar custos desnecessários, reorganizar processos, alterar fluxos de trabalho, entre outras ações.

Em se tratando do setor de telecom, existem alguns relatórios considerados mais relevantes e que sua empresa não pode deixar de ter para uma boa gestão. Afinal, por meio deles é possível ter acesso a dados mais específicos. Ou mesmo fazer o cruzamento das informações para identificação de padrões na rotina corporativa visando promover melhorias contínuas nos resultados da empresa.

 A seguir, mostraremos quais são os principais relatórios de telecomunicação que uma empresa deve ter para garantir uma gestão de telecom eficiente. Confira!

Conheça os 5 relatórios de telecom que sua empresa deve ter

Agora que você já entendeu o que é, para que servem os relatórios de telefonia e o quanto são fundamentais para a tomada de decisão mais assertiva do seu negócio, chegou a hora de conhecer os 5 principais tipos de relatório de telecom que não podem faltar na sua corporação. São eles:

1. Relatórios de telecom de consumo

Os relatórios de consumo analisam dados extraídos de informações como o consumo de voz por minutos falados em chamadas de áudio ou vídeo, consumo de SMS, internet, linhas em desuso sem consumo, entre outros.

Por exemplo, cada vez que um funcionário tem acesso a reunião ou um aplicativo no dispositivo móvel é gerada uma conexão e consequentemente um consumo. Então, através dos relatórios de consumo é possível analisar essas informações de uma forma mais detalhada.

Por meio desse relatório os gestores conseguem basicamente avaliar o que está sendo realmente consumido por sua equipe, analisar planos de telefonia e dados. E também rever as necessidades de uso de consumo no negócio.

2. Relatórios de telecom de custos

Como o próprio nome sugere, os relatórios de custos numa empresa demonstram a distribuição dos custos em telefonia. Ou seja, os valores dos recursos, planos e serviços em telecom que estão sendo utilizados pela organização. Seja nas atividades internas ou então por seus colaboradores fora da empresa.

É através dessas informações que os gestores de telecomunicações conseguem identificar as despesas com consumo, multas, tarifas específicas ou então demais valores cobrados por período.

3. Relatórios de ativos não-utilizados

Os relatórios de recursos não-utilizados são tão importantes quanto os de consumo e custos. Isso porque muitas vezes as empresas acabam contratando muitos serviços dos quais não utilizam em seu dia a dia.

Sendo assim, é através desse tipo de relatório que se torna possível visualizar com mais clareza e objetividade quais serviços são considerados “inúteis” para os objetivos e propósitos da corporação.

Nesse relatório geralmente estão presentes informações como os planos que já não são mais utilizados, os colaboradores que já não fazem mais parte do quadro de funcionários da empresa e todos aqueles custos que estão sobrando e atrasando a margem de lucro da empresa.

4. Relatórios de telecom de janela comercial

Os relatórios de janela comercial também são importantes para a empresa, sobretudo porque permitem visualizar o consumo dos serviços de telecom. Mas, diferente do relatório de consumo, esse tipo analisa o consumo por horário.

Nos relatórios de janela comercial as empresas podem coletar dados que identifiquem o uso indevido de equipamentos de telefonia, como uso de dados ou aparelhos móveis fora do horário de trabalho e estabelecer medidas resolutivas.

5. Relatórios de auditoria

Os relatórios de auditoria são documentos mais detalhados, onde é possível fazer uma análise crítica de todas as faturas de telefonia com foco na busca de erros, divergências e cobranças indevidas dentro dos planos contratados para a empresa.

Nos relatórios de auditoria é feita uma validação dos valores cobrados nas faturas e verificado se estão condizentes com o que está ofertado e contratado nos planos.

Com a auditoria também é possível identificar reajustes de mensalidade e verificar se o valor a mais cobrado está dentro dos acordos fechados, evitando cobranças indevidas nas contas de telefone.

A importância dos relatórios de telecom para a sua empresa

Os relatórios de telefonia são fundamentais para compreender e analisar a fundo o perfil de consumo e custos da empresa sendo esses, facilitadores para os gestores do setor entender o que acontece dentro da empresa.

Os relatórios são como diagnósticos de usabilidade de telefonia e é através deles que o gestor poderá compreender com mais facilidade o que será preciso alterar, reduzir, aumentar em questão de custos, equipamentos, planos, recursos, entre outros detalhes no setor de telecomunicação para elevar a produtividade da sua equipe, gerar menos despesas, melhorar a segurança das informações, diminuir a margem de erro na utilização de recursos e, assim, ampliar a eficiência na comunicação interna e externa da corporação.

Como gerar Relatórios de telecom com mais eficiência?

De modo geral, todas as características que fazem do relatório de telecom um documento útil e eficiente para a empresa depende da execução de tarefas como acesso a histórico de faturas, pagamentos, análise de um grande volume de dados e informações que o setor envolve entre outras coisas.

Normalmente, tudo isso fica a cargo do departamento de TI, o que nem sempre é o ideal quando se pensa em otimizar a produção, minimizar as chances de erros e economia de tempo. Portanto, as empresas podem se valer da tecnologia para automatizar a geração dos relatórios de telecom.

Através da geração automatizada de relatórios de telecom, os gestores conseguem usufruir desse processo para:

  • Obter maior controle sobre seu inventário;
  • Agilizar procedimentos;
  • Poupar tempo da sua equipe, direcionando o recurso humano para outros setores igualmente importantes;
  • Organizar seus dados para minimizar a chance de cobranças indevidas, entre outros problemas que, a longo prazo, podem acabar resultando em grandes prejuízos para a corporação.

Por isso ao investir em relatórios de telefonia na sua empresa busque soluções que auxiliem a equipe, o funcionamento do negócio. E promovam a produtividade com resultados muito mais assertivos por meio de algoritmos especializados.

Conclusão

Como você pôde ver os relatórios de telecom mais importantes são os de consumo, bem como de custos, de janela comercial, de recursos não-utilizados e de auditoria e esses devem fazer parte das análises mensais de telefonia.

Esses relatórios são extremamente benéficos para o bom andamento do seu negócio. Não somente na gestão interna e na produtividade dos colaboradores e serviços, mas também na análise de fluxo de caixa e na lucratividade da empresa.

Sem contar que pontos como esse só beneficiam as empresas diante da concorrência que cada vez se intensifica mais num mercado abrangente que se transforma diariamente e evolui tecnologicamente.

Por isso, não deixe de aplicar essas dicas na sua empresa para garantir uma gestão de telecom que favoreça o trabalho da sua equipe e os resultados da sua corporação.

Compartilhe esse post

Está pronto para economizar?

Fale conosco.

Este site utiliza cookies para melhor experiência durante a visita. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.