Como ser um profissional de TI bem sucedido

Categorias

O que quer ver hoje?

Posts

Últimas postagens

profissional de TI bem sucedido

Compartilhe esse post

O segmento de TI esta entre as carreiras que mais cresce na atualidade e não é por acaso. Afinal, novas tecnologias surgem a todo momento, mudando a forma como vivemos e fazemos negócio. Com isso, a presença de um profissional de TI bem sucedido acaba sendo um diferencial para muitas empresas se adaptarem rapidamente a essas mudanças e escalarem seus negócios.

Só para ter uma ideia, um estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Softwares (ABES), revelou um crescimento de quase 7% no mercado de TI mundial. Só no Brasil, esse crescimento foi de quase 10% em 2019, ficando bem acima do percentual alcançado em anos anteriores.

Portanto, a expectativa é que esse mercado continue aquecido por um bom tempo. Contudo, para ter sucesso na área de TI, não basta apenas conhecer os termos técnicos ou então o básico de programação. É preciso reunir algumas habilidades e competências, além de seguir algumas dicas úteis para se tornar um profissional bem-sucedido nesse ramo.

Muitas vezes a capacidade de um profissional é determinante para que ele permaneça no caminho que escolheu, contudo, algumas questões podem ser vistas como barreiras em seu desenvolvimento. Muitas vezes isso não diz respeito às suas capacitações e sim ao comportamento.

Veja a seguir as 5 melhores dicas que listamos para ajudar você a se tornar um profissional de TI bem sucedido. Mas antes entenda melhor o que o mercado está procurando em profissionais de TI hoje em dia.

Necessidades do Mercado para profissionais de TI

Entenda que o conhecimento técnico é algo relevante e pode levar um profissional muito longe em sua carreira. Contudo, atualmente o mercado está cada vez mais exigente e para ser bem-sucedido nesse meio, o profissional precisa apresentar muito mais do que domínio técnico.

Nesse caso, a existência de algumas softs skills, ou competências pessoais, faz toda a diferença. Inclusive, estas são competências bastante valorizadas na área de TI, especialmente nos níveis executivo e gerencial. Veja a seguir, que outras características um profissional de TI deve apresentar para suprir as necessidades desse mercado hoje em dia.

Resolução de conflitos

O departamento de TI das empresas não serve unicamente para operar as tecnologias da organização. Na verdade, os profissionais que atuam neste setor precisam estar preparados para atuar de modo ativo nas estratégias da corporação.

Ou seja, com o uso da tecnologia, os profissionais de TI devem resolver conflitos de diferentes aspectos e extensões que estejam relacionados ao negócio. Por isso, ter a competência de identificar rapidamente e sair fora da caixa para buscar por novas ideias visando solucionar problemas por meio da tecnologia é um diferencial que pode levar qualquer profissional de TI ao topo.

Além disso, é igualmente importante que o profissional não só encontre a solução, como também saiba expressar de forma clara e ampla os problemas e os possíveis caminhos para suas resoluções.

Saber se comunicar

Outra competência imprescindível para um profissional de TI bem sucedido é saber se comunicar, expressar suas ideias e visão como um todo. Sem conseguir estabelecer uma comunicação eficaz, dificilmente as operações no setor de TI, assim como na empresa como um todo irão funcionar corretamente.

Ou seja, para ser bem-sucedido e atender as necessidades das empresas no cenário atual, é preciso ter a capacidade de compartilhar as informações de forma clara e precisa. Você precisa saber transmitir as informações de forma que todos entendam, seja numa comunicação oral, escrita. Do contrário, dificilmente terá condições de vencer a concorrência e se destacar nesse mercado.

Ser criativo

O mercado de TI hoje em dia envolve muito mais estratégica do que processos operacionais. Afinal, as soluções de TI são aplicadas atualmente visando eliminar problemas e otimizar as tarefas em diversos setores da empresa.

Sendo assim, os profissionais de TI que querem se destacar nesse meio e garantir ótimas oportunidades, precisam ser criativos o suficiente para antecipar as soluções e necessidades de quem precisa da tecnologia para executar suas atividades dentro da organização.

Ou seja, o que o mercado procura são profissionais criativos, com boa imaginação e habilidades analíticas que possibilitam a criação de soluções exclusivas. Para isso, reunir características como visão de futuro, imaginação, mentalidade aberta e ação estratégica é fundamental.

Essa capacidade de improvisação serve para muitas situações na área de TI e não significa que você está enganando ninguém. Improvisar significa confiar em suas habilidades e pensar por si só, para buscar soluções ainda não pensadas.  Na área de TI, muitas vezes não haverão instruções detalhadas sobre o que fazer em determinado momento, ou como proceder em caso de panes ou falhas, e é nesta hora que terá de agir rápido, com criatividade e conhecimento.

Dicas para se tornar um profissional de TI bem sucedido

Agora que você já conhece algumas das necessidades que o mercado de TI apresenta, aproveite para conferir estas 3 dicas que listamos abaixo e saiba o que fazer, quais características aprimorar e como se preparar para se tornar um profissional de TI bem-sucedido. Confira!

Inteligência emocional e resiliência para se tornar um profissional de TI bem sucedido

Enfrentar clientes que não reconhecem suas habilidades é algo muito desgastante, contudo é preciso ter calma na hora de lidar com eles, principalmente com aqueles que exigem mais. Nem sempre o que ele pede é algo rápido de se resolver e por essa razão é importante saber lidar com a situação sempre com educação e respeito. O ideal é não se desanimar com os comentários e nunca terminar o dia pensando que você falhou em todos os trabalhos que fez.

Além disso, a indústria de TI é um cenário em constante mudança, apresentando plataformas e problemas novos a cada dia. Em algumas situações esses problemas parecem que não vão embora nunca, sendo indispensável a capacidade de lidar com um problema por longos períodos de tempo. É possível que você encontre mais desafios dos quais gostaria de assumir, exemplos:

  • Um vírus, que costumam ser sempre um problema;
  • Atualizações em sistemas que acontecem mais vezes do que você consegue se adaptar;
  • Clientes que nunca vão realmente entender como funcionam os computadores;
  • Falta de reconhecimento em situações novas.

Nessas e em outras situações é imprescindível que o profissional de TI tenha persistência firme. Alguns desafios exigem muita energia e jogo de cintura, por essa razão é importante ter foco.

Paciência (sabedoria) e aprendizado constante

Usuários e clientes podem ser muito frustrantes e se você não tem muita paciência, essas pessoas vão rapidamente levá-lo a loucura. Se você não souber lidar com as diferentes situações, poderá colocar em risco sua carreira e acabar por perder o seu humor. 

É importante lembrar que sem paciência, você não terá chance de atuar nessa área, tendo em vista que não são só as pessoas que desgastam seu humor. Alguns sistemas vão testar a sua paciência também, mas não perca a calma, assim é possível economizar alguns cabelos brancos e a sua sanidade.

Outro ponto importante é a questão do aprendizado. Isso porque muitas pessoas decidem se tornar programadores porque fizeram um curso, mas é importante saber que não se pode mergulhar de cabeça sem ter habilidades que a carreira exige para ser considerado um profissional de TI bem sucedido. 

No campo de trabalho aparecem problemas e sem a habilidade necessária poderá ser difícil resolvê-los. O ideal é manter-se em constante formação e se manter informado quanto às mudanças na área, principalmente com novas plataformas e sistemas.

Construa uma rede de contatos e se torne um profissional de TI bem sucedido

Muita gente acaba subestimando o potencial que bons contatos possuem, especialmente no setor de tecnologia. Mas, a verdade é que a área de TI é um ramo super colaborativo, onde os profissionais devem também possuir a capacidade de saber se conectar a outros profissionais, visando enriquecer seu nível de conhecimento.

Sendo assim, uma das dicas para se tornar um profissional de ti bem-sucedido é construir uma boa rede de contatos. Para isso, é interessante que você participe de eventos de networking nas áreas em que deseja atuar. Seja de engenharia de software, gestão de projetos ou então em qualquer outra área. Peça orientação, dicas e tudo mais que puder ser útil para você crescer e se desenvolver nesta carreira.

Seguindo essas dicas, muito mais voltadas ao nosso lado humano, seremos grandes profissionais. Contudo, somente o conhecimento técnico não ajuda nas relações com nossos colegas nem tampouco no atendimento ao cliente. Aprimore-se como pessoa e vá longe em sua carreira!

Compartilhe esse post

Está pronto para economizar?

Fale conosco.

Este site utiliza cookies para melhor experiência durante a visita. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.