Desde sua chegada, os impactos da tecnologia 5g já são notáveis no dia a dia das pessoas, assim como também no meio corporativo. E não é só pela questão da velocidade na transmissão das informações pela rede.
Essa tecnologia também vem impulsionando a automação em diferentes setores como o de TI e telecom, além de consolidar vários modelos de negócio que necessitam de um serviço online qualificado para funcionar.
E seus impactos não param por aí. Muitas transformações positivas estão por acontecer, fazendo, desse modo, com que várias empresas já queiram contar com o 5G em sua infraestrutura operacional. Segundo pesquisa feita pela KPMG Brasil, cerca de 56% da cadeia produtiva nacional já consideram a tecnologia 5G como parte de suas ações estratégicas.
Mas, por ser um projeto inovador e que ainda está em sua fase inicial de implementação, o nível de conhecimento sobre a tecnologia 5G e todo seu potencial ainda é pequeno. O que, por sua vez faz aumentar os desafios a serem enfrentados pelas empresas brasileiras para uma incorporação definitiva dessa tecnologia.
Com o objetivo de esclarecer mais detalhes sobre a quinta geração de redes, bem como os impactos e desafios envolvidos em sua implementação, preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Por isso, acompanhe a leitura e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre tecnologia 5G nas empresas.

O que é a tecnologia 5G?
A tecnologia 5G representa o novo protocolo de rede de internet móvel que surgiu para revolucionar vários setores, sobretudo o de telecomunicações a partir de atributos específicos. Um deles é a maior velocidade na hora de transferir dados. Atualmente, quem tem a melhor conexão 4G consegue transferir 100 MB/s.
Já com o 5G será possível fazer uma transferência de 20GB/s. Essa melhora acontece porque o 5G usa faixas mais altas de frequência de telefonia, assim acabam sofrendo menos interferência e permite uma transmissão mais rápida de dados. Sem falar na cobertura que também é superior em relação as gerações de rede anteriores.
Além disso, os impactos da tecnologia 5G também oferece um menor tempo de resposta. No geral, existe uma margem de tempo que o pacote de dados leva entre a transmissão do dispositivo e a página de destino. Essa latência, é responsável pelo atraso nas chamadas de vídeo, por exemplo.
A latência máxima da tecnologia 4G é de 70 milissegundos, mas com a tecnologia 5g essa margem de tempo passa a ser de 1 milissegundo. Ou seja, a transmissão irá acontece praticamente de forma instantânea. Sem falar na maior capacidade de conexão que a quinta geração de redes viabiliza.
Com o 5G, em uma simples antena será possível conectar vários dispositivos, aumentando dessa forma a expansão da rede de internet por todo o Brasil, sem sobrecarregar nenhuma rede. Com isso, é possível que diversos aparelhos estejam logados ao mesmo tempo. A estimativa é que mais de 1 milhão de dispositivos possam estar conectados por metro quadrado. Então além de uma conexão mais estável, também haverá ampliação de conexão.
Principais impactos da tecnologia 5G
A tecnologia 5G veio para transformar a forma como o cliente irá consumir produtos, serviços e também se relacionar com empresas. Já no cenário corporativo, o 5G vai proporcionar mais eficiência em diferentes soluções digitais, onde seus recursos inovadores e estratégicos tornarão as operações cada vez mais disruptivas.
A hiperconectividade trazida por essa tecnologia vai mudar, inclusive, a forma de investir. Mas, os impactos da tecnologia 5G nas empresas será ainda mais evidente no setor de telecomunicações.
Quando pensamos em mobilidade corporativa, as vantagens de poder contar com conexões mais rápidas ficam ainda mais claras.
Na telefonia, por exemplo, o 5G irá promover uma expansão na capacidade de processamento em dispositivos móveis, que agora executarão grande parte dos serviços direto na nuvem. Assim, além de processar dados com mais velocidade, os dispositivos irão consumir menos energia.
Além disso, videoconferências poderão ser feitas de qualquer lugar sem que isso comprometa a estabilidade das transmissões. Dessa forma, reuniões, treinamentos e outras atividades do setor corporativo ganharão mais qualidade. Inclusive, empresas que operam de forma híbrida ou 100% remota não terão mais dificuldades em interagir com sua equipe, mesmo ela estando a quilômetros de distância.
As empresas também irão ganhar no que diz respeito ao Mobilie Device Management, já que com o 5G operações de gestão de dispositivos móveis poderão ser feitas remotamente e centralizadas pela gestão de TI.
Tecnologia 5G e Internet das Coisas
Os impactos da tecnologia 5G também irão beneficiar a implantação de inovações como a Internet das Coisas. Com o IOT, as empresas poderão atribuir inteligência artificial a qualquer dispositivo. Assim, será possível promover diversas melhores que vão desde o aumento de produtividade, até uma gestão mais eficiente, mais reforços a segurança da informação e até assegura uma melhor experiência para os clientes.
Sem falar que aproveitando todos os recursos valiosos da quinta geração de redes, a gestão de TI nas empresas poderá ser executada de uma forma mais estratégica, viabilizando assim o crescimento e sustentabilidade dos negócios.
Desafios da tecnologia 5g nas empresas

Do mesmo modo que a implementação da tecnologia 5g nas empresas gera impactos, esse processo também será envolvido por alguns desafios. E aqueles que desejam incorporar o 5G em sua agenda estratégica sem dúvida precisam estar cientes desses obstáculos.
No geral, os desafios que a jornada de implementação da tecnologia 5G nas empresas pode acarretar são dois:
- Investimento na infraestrutura – As empresas que desejam evoluir para o 5G terão que investir pesado em infraestrutura para garantir uma cobertura 100% e uma conectividade sustentável. Além disso, também será necessário revisar tecnologias, recursos e processos para que tudo funcione de maneira alinhada e eficiente.
- Insegurança jurídica, as localidades urbanas, devido sua densidade podem acabar formando barreiras para a frequência 5G, que apesar de ser mais rápida é também sensível ao bloqueio de barreiras físicas. E a reestruturação dessas áreas depende de legislação e não há respaldo legal no momento. Apesar do governo federal ser o responsável pelas regras, cada município possui a administração local da infraestrutura. Então, alguns municípios estão precisando adequar as legislações para poder ter acesso ao 5G.
Como as empresas podem se adaptar aos impactos da tecnologia 5g
De modo geral, todos os impactos da tecnologia 5G irão mudar de algum modo a rotina e dinâmica operacional nas empresas. Sem dúvida, a jornada de transição para o 5G irá revolucionar as organizações trazendo para muitos gestores um novo conceito de gestão, com um alto nível de eficiência, customização e segurança.
Mas como conseguir se adaptar rapidamente frente a tantas mudanças? Existem alguns pontos fundamentais que devem estar presentes no radar das empresas para que isso aconteça. Um deles diz respeito a transformação digital.
Para que uma empresa consiga extrair o máximo de benefícios da tecnologia 5G e ganhar em conectividade e uso de dados, ela precisa estar no caminho da transformação digital. Para isso, investir na digitalização de processos, assim como no uso de plataformas ERPs com suporte na nuvem é um bom caminho.
Além disso, construir ambientes de interação e comunicação virtual, que sejam capazes de centralizar as informações em um só ambiente também será importante. Até mesmo para trazer mais eficientes aos processos.
Soluções para automação
As ferramentas que ira implementar na sua empresa irão definir qual será o potencial que a internet 5G irá agregar em sua rotina. Por isso, investir em soluções robusta de automação também é um passo importante para se adaptar mais rápido e se beneficiar com os impactos da tecnologia 5G.
Hoje em dia já existe soluções para automação de processos, de analises e gestão sofisticados que conseguem usar o potencial de processamento do 5G para simplificar operações. De IoT, a BI e Big Data, as possibilidades que a chegada da quinta geração de redes oferece para as empresas aperfeiçoarem seus processos e saírem na frente da concorrência é gigantesca. Então ficar atento a isso é importante.
Segurança
Com a tecnologia 5G, o fluxo de dados e informações que irão circular na rede aumentará consideravelmente. E sabemos que hoje esses dados representam um importante ativo para qualquer corporação. Desse modo, quanto mais valiosas são as informações, mais elas são apreciadas por hackers e pessoas mal intencionadas que buscam usar esses dados para cometer fraudes.
Sendo assim, investir em segurança significa potencializar o sucesso da organização com a implantação do 5G. E isso vale não apenas no que se refere a novas tecnologias de segurança, mas também no preparo da equipe.
Com as adequações necessárias e o preparo da sua equipe para o 5G, essa tecnologia sem dúvida terá muito a agregar. Tanto no quesito agilidade, quanto na confiabilidade e eficiência no trabalho. Portanto, agora que você já sabe quais são os impactos da tecnologia 5G, procure olhar para o futuro. E faça as mudanças necessárias para trazer seu negócio a essa realidade que se torna cada vez mais presente no dia a dia das empresas.
