Executivos C Level : Quem São e Qual Seu Papel na Gestão?

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Este artigo poderia ter uma frase só: Executivos C Level é o “chefe”. Mas obviamente você veio aqui procurando mais do que isso, até mesmo porque um C Level é bem mais que só o “chefe” na gestão de uma empresa.

Primeiramente, o(s) cargo(s) C Level fazem parte da estratégia da empresa em um nível mais alto, olhando o presente mas planejando para o futuro. Porém, isso não quer dizer que eles não estão presentes na operação, muito pelo contrário!

Acompanhe esse artigo até o final e saiba mais detalhes sobre a definição de C Level, as posições que executivos C level ocupam dentro das empresas, quais são as habilidades desejadas de profissionais que ocupam cargos C level e muito mais sobre o assunto. Confira!

C Level: o que é?

C Level é a designação para executivos superiores de hierarquia mais alta nas empresas. O C vem de “chief” (chefe). Em paralelo, o conjunto de cargos C Level nas empresas é definido como C Suite. Estes cargos têm a atribuição de liderar a empresa e garantir que toda sua operação ocorra eficientemente.

Sendo assim, são Executivos C Level ocupam as posições mais altas das empresas e departamentos, ao menos no nível operacional (algumas empresas possuem a posição de presidente do conselho). Portanto, são os cargos de onde vem a liderança, a visão de longo prazo e as grandes decisões estratégicas, as que mudam os rumos da organização. 

Contudo, vale lembrar que não é uma posição exclusivamente estratégica: em empresas como startups, os cargos de C Suite são bem mais envolvidos com a operação. Independente do tamanho da empresa, Executivos C Levels são responsáveis pela visão e por serem a face pública das empresas. Sendo assim, é bem comum ver estes executivos em entrevistas, congressos e em outros canais de destaque em seus mercados.

V-D-B: quem responde ao C Level

Parece uma sopa de letras incompreensível, porém os termos V Level, D Level e B Level referem-se aos cargos de liderança abaixo da C Suite. 

Desta forma, estas definições são importantes para a hierarquia, mas estes cargos também oferecem o fluxo de informações necessário de baixo para cima (dia-a-dia da operação) e de cima para baixo (traduzir objetivos macro em projetos, rotinas e processos). Veja abaixo quais são os profissionais que ocupam cada um destes cargos:

  • V Level: vice-presidentes (VP) e Vice-Presidentes Sênior (SVP), logo abaixo de C Level, geralmente cargos designados em empresas maiores para cuidar de divisões dentro do departamento/empresa.
  • D Level: Diretoria, reportando a C Level ou o V Level, já dentro das segmentações do guarda-chuva de departamento. 
  • B Level: Gerentes da organização, reportando para Diretores. Estes estão diretamente envolvidos com a operação e são o principal canal entre alta hierarquia e colaboradores. 

Principais posições de Executivos C Level

De modo geral, executivos C Level podem ocupar diferentes posições dentro da gestão empresarial. Abaixo, separamos algumas das principais posições que estes profissionais podem ocupar. Veja:

1. Chief Executive Officer – CEO

Posição mais alta da empresa, aquela à qual todas as outras da empresa reportam. Sua função é olhar a organização por completo, orquestrando pessoas, recursos e orçamentos para atingir os objetivos de crescimento da empresa. Sendo assim, esta é a posição que tem a decisão final em qualquer estratégia que tenha impacto direto no resultado corporativo.

2. Chief Operating Officer – COO

O COO é o segundo cargo em comando na C Suite. Ele é o responsável pela execução das estratégias, conforme determinadas pelo CEO. Este profissional realiza um acompanhamento regular e eficiente do negócio, reportando ao diretor executivo todas as operações da empresa, bem como executando os planos de negócio da organização seguindo o modelo de negocio traçado previamente.

Basicamente, sua diferença para o CEO é que, enquanto este se preocupa em criar metas para empresa, o COO se encarrega de trabalhar e implementar estratégias para alcança-las.

3. Chief Financial Officer – CFO

Função responsável por centralizar e gerenciar todos os departamentos relacionados a contabilidade e finanças. Suas responsabilidades incluem elaborar, executar e controlar os orçamentos da empresa, financiando suas iniciativas e garantindo a saúde financeira da empresa. Além disso, é desta função também o papel de monitorar a responsabilidade financeira e fiscal da empresa no compliance, a protegendo contra fraude. 

4. Chief Marketing Officer – CMO

No C Level, a posição de CMO é responsável por gerenciar a marca da empresa, seus produtos e serviços. Sendo assim, sob sua responsabilidade estão campanhas de comunicação, gerenciamento de portfolio, controle de ROI (return on investment) das atividades de marketing, pesquisa de mercado e outros. 

Chief Human Resources Officer – CHRO

A principal responsabilidade deste cargo pode ser definida em gerenciar toda atividade que atraia, gerencie e retenha talentos dentro da empresa, em todos os níveis. Seu papel também é importante para manter a força de trabalho capacitada, por meio de treinamentos e garantir que todos os colaboradores sigam os códigos de ética e políticas corporativas.

Chief Information Officer (CIO)

Responsável por toda a gestão de infraestrutura de TI na empresa , a posição de CIO garante que hardware e software trabalhem de maneira eficiente pelos objetivos da empresa. Algumas empresas possuem o papel de CTO (Chief Technology Officer), e neste caso o CIO dedica-se à infraestrutura e o CTO à inovação tecnológica. 

Outros cargos C Level 

Cada empresa possui cargos desta natureza em áreas diferentes, de acordo com suas áreas de negócio, cultura corporativa e/ou setor de atuação. Alguns incluem Chief Innovation Officer (CINO), Chief Knowledge Officer (CKO), Chief Data Officer (CDO) e até funções motivadas por preocupações recentes, como o Chief Green Officer (CGO).

Trabalho em equipe: o C Level “sinfônico”

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O trabalho de forma harmoniosa entre membros da C Suite parece um conceito óbvio, mas tornou-se ainda mais urgente nos últimos tempos. Primeiramente, vale lembrar que na evolução da posição de C Level, começamos com o CEO sozinho, distribuindo orientações e tomando as decisões importantes sozinho. 

Porém, com a evolução da administração, a figura dos outros membros de C Level tornou-se um passo seguinte natural, para distribuir decisões e melhorar o fluxo de informações e o foco corporativo. 

Ainda assim, em muitas empresas hoje ainda achamos a figura dos C Levels isolados, trabalhando em silos. Em 2018, a Deloitte publicou um relatório de pesquisa, identificando que mais de 50% dos colaboradores entrevistados valorizam altamente o trabalho em conjunto da C Suite. Porém, ao mesmo tempo, mais de 70% dos entrevistados disseram que estes executivos não trabalham em harmonia em suas empresas. 

Daí a idéia criada pela consultoria do C Level sinfônico, o líder que deve estar atento a principalmente estimular a cooperação entre departamentos, em projetos que cruzem “feudos” da empresa e ofereçam resultados e eficiência maiores, com impacto direto no crescimento da empresa. Ou seja, a chave para um CxO sinfônico é estimular a colaboração além de suas fronteiras, entre departamentos e pessoas. Dessa forma, a inovação em processos e modelos de negócio é acelerada.  

Habilidades desejadas de um C Level

No C Level, há uma expectativa que seus executivos tenham conhecimento e habilidades à altura da liderança de por vezes milhares de cargos e budgets de por vezes na casa dos milhões. 

Antes de mais nada, estar no C Level não implica ter todas as qualidades e habilidades corporativas possíveis. Sendo assim, é necessário saber encontrar as pessoas certas que complementam e adicionam às suas habilidades, estimulando que estes façam o mesmo abaixo deles e enriquecendo a cesta de talentos da empresa. Portanto, vamos listar algumas das habilidades mais desejadas na C Suite:

  • Liderança: talvez a mais importante. É necessário saber inspirar e gerir pessoas a recursos  (usar link de gestão de projetos).
  • Mentalidade estratégica: é do C Level que as decisões de estratégia vem, que serão transformadas em projetos e processos.
  • Especialidade em sua área.
  • Pensamento crítico e tomada de decisões, especialmente de forma ágil e reagindo a mudanças no ambiente onde departamento e empresa estão inseridos com rapidez.
  • Gestão de equipes (usar link do artigo de gestão de equipes) e gestão de conflitos: é preciso saber administrar pessoas e os atritos que acontecem dentro do departamento e com outros executivos da C Suite.  

Carreira: como chegar lá?

Três pontos são fundamentais no caminho para chegar à C Suite. Antes de mais nada, nada é garantido: não é uma trajetória fácil e a quantidade de postos no topo é reduzida. Porém, ao seguir este pequeno planejamento no mínimo você se colocará em uma posição de carreira favorável para voos mais altos. 

Educação

Educação formal é o mínimo esperado de um C Level. Obviamente, conhecimento agrega demais em qualquer função, mas o investimento em formalização (MBA, pós-graduação) é um diferencial neste caminho. 

Sabemos que existem muitos CEOs ou executivos C Level que são “self made” e esperamos que você seja um desses, mas estes casos são ainda mais raros na C Suite e portanto a educação formal vai ser sim um diferencial para a maioria daqueles que tem esta ambição.

Trabalho 

Esta parte se divide em duas. Primeiramente, a mais óbvia é construir uma experiência relevante ao longo dos anos. Executivos C Level possuem não somente o tempo, mas a variedade e qualidade de experiência, conquistando promoções, novas responsabilidades e construindo confiabilidade de maneira constante e sólida. 

Em segundo lugar, esta é a parte importante para qualquer plano profissional que você tenha na vida: mantenha um registro das suas conquistas, em descrição e números. Desenvolva conversas com seus superiores que permitam identificar o que é esperado de você, e defina quais números vão contar a história não só do seu esforço mas do seu sucesso. 

Perfil Profissional

Não basta a formação e a experiência, se você não souber elevar seu perfil. Primeiramente, não é necessário ter um perfil de marketing, mas se você tem conhecimento e experiência, coloque-os em uso para expor seu valor para mais pessoas e construa uma reputação.

Portanto, muitos profissionais usam dispositivos simples para isso: um blog pessoal onde você compartilha sua experiência na área. Ou então criar / liderar grupos de profissionais em redes sociais como o LinkedIn, ou oferecer contribuição em eventos e webinars. 

Os mais ambiciosos podem querer arriscar escrever guias, livros ou desenvolver canais no YouTube. Dessa forma, tudo que expõe seu nome como especialista ajuda.

Você já chegou lá ou está subindo?

Temos em nossa base de leitores e clientes pessoas de todas as experiências, cargos e setores. Quando criamos artigos como este, queremos oferecer conhecimento e ajudar todos na jornada profissional, e recebemos sempre uma resposta encorajadora de todos.

Sendo assim, queremos ouvir de você. Quais são os desafios de telecom que você encontra em sua empresa que impactam diretamente no crescimento dela e no seu consequentemente? Temos canais abertos para conversarmos, independente de fazer parte de nosso portfolio de serviços ou não.

Entre em contato conosco agora mesmo e vamos começar juntos a projetar seu futuro! Aproveite também para nos acompanhar no LinkedIn e no Facebook. Adicionalmente, navegue também em nosso blog para conferir outros artigos que vão lhe ajudar a tomar decisões em gestão de telecom.

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