Fraude no Whatsapp – Como evitar esse problema na sua empresa?

Categorias

O que quer ver hoje?

Posts

Últimas postagens

fraude no whatsapp

Compartilhe esse post

Fraudes no WhatsApp são muito comuns hoje em dia e acontecem das mais diversas formas. De acordo com um levantamento feito sobre o assunto, o app é considerado uma das principais portas de entrada para golpes e fraudes cibernética em todo mundo.

Seja com ofertas de empregos falsas, promoções ou mesmo se passando por amigos ou funcionários, a verdade é que são vários os mecanismos que os cibercriminosos usam para, através desse aplicativo de mensagens, roubar dados e causar danos pessoais ou financeiros as suas vítimas.

Casos como clonagens de número, ou então envio de links fraudulentos e até mesmo pagamento de boletos com códigos alternados são os mais comuns e os prejuízos não são pequenos. Por isso é preciso estar atento, bem como encontrar estratégias para proteger sua empresa e a integridade de seus clientes contra esse tipo de ameaça.

Acompanhe conosco essa leitura e conheça agora quais são os principais tipos de fraude no WhatsApp, e o que fazer para evitar esse tipo de problema. Confira!

Principais tipos de fraude no WhatsApp

Os golpes em aplicativos de mensagens têm se tornado cada vez mais complexo e difíceis de identificar. Além disso, a variedade de formas que esse tipo de problema pode acontecer também aumentou, indo desde pedidos de dinheiro, até adulteração de documentos.

Mas, sempre existem aquelas fraudes que usualmente são mais comuns de ocorrer e são justamente elas que mostraremos a seguir. Confira abaixo quais são os principais crimes cibernéticos que ocorrem no Whatsapp:

Roubo da conta de Whatsapp

Esse golpe é também chamado de Ransomware. Basicamente nele o cibercriminoso cria, a partir do roubo de dados, um perfil idêntico ao da vítima visando, por exemplo, abordar pessoas conhecidas da vítima e pedir transferências de dinheiro.

Os criminosos contatam pessoas próximas ao dono original do perfil e solicitam o envio de um código por SMS. Com esse código, eles fazem a ativação do WhatsApp e sequestram os dados de quem enviou o código por mensagem. Normalmente as pessoas escolhidas são as mais próximas à vítima, como o pai ou a mãe da pessoa.

Solicitação de dinheiro à família e amigos

Outra fraude no WhatsApp comum que acompanha a clonagem e roubo de dados citada acima é o contato dos criminosos com os familiares e amigos da vítima para solicitar dinheiro ou transferências com mensagens e até áudios que imitam a voz do perfil clonado.

Nesse crime os dados coletados a partir do Whatsapp clonado da vítima são usados para abordar pessoas próximas, ou seja, há um perfil com foto, nome e até voz da pessoa que entra em contato com um parente ou amigo.

O criminoso através dos dados da vítima então solicita dinheiro alegando que precisa de ajuda ou precisa pagar contas, por exemplo, para que esse parente ou amigo faça a transferência que normalmente é solicitada via Pix.

Modificação criminosa de softwares

Nesse tipo de fraude no WhatsApp há a adulteração de softwares que permitem o monitoramento pelos criminosos sobre tudo o que é feito no celular da vítima tendo um acesso remoto do celular podendo transferir arquivos e fotos para o dispositivo de quem está monitorando o aparelho.

Esse é um dos crimes mais perigosos e acontece a partir de aplicativos já instalados ou mesmo de novos aplicativos. O monitoramento é feito em tempo real e isso favorece o roubo de dados que vão de senhas de contas e sites até documentos importantes.

O software é instalado pelo próprio usuário através de aplicativos que estão em alta como “nova versão do Whatsapp com novas funcionalidades” em lojas de apps não oficiais, ou seja, que não são a Play Store ou App Store, por exemplo.

Contas e perfis corporativos falsos

Essa fraude é também conhecida como Phishing e tem o objetivo de enganar uma vítima através de um perfil falso de uma empresa para conseguir informações pessoais.

Os criminosos criam uma conta em alguma rede social como Instagram ou Facebook e até mesmo números no whatsapp com a “cara” das empresas e entram em contato com clientes oferecendo promoções ou então pedindo dados pessoais e valores por Pix ou boleto bancário.

O que fazer nos casos de fraude no WhatsApp?

fraude no whatsapp

Em caso de fraude no WhatsApp é preciso agir tão logo o problema seja descoberto. Caso sua empresa tenha o número clonado o primeiro passo é registrar um BO – Boletim de Ocorrência.

Em seguida, é preciso denunciar o crime diretamente na página de suporte do whatsapp, para somente então tomar outras medidas necessárias visando diminuir os impactos ruins gerados pela fraude no Whatsapp.

Uma dessas medidas consiste no acionamento da operadora para inutilizar o aparelho. Esse contato pode ser feito pela central de atendimento da operadora. Para os casos de roubo de dados também é possível bloquear a linha ou então suspender, mas é preciso ter o número do IMEI do aparelho.

Além disso, é importante comunicar aos clientes, parceiros e funcionários o acontecido, reforçando para que não caiam no golpe, não enviem dados e nem dinheiro por pix ou boletos, e avisando que as medidas estão sendo tomadas.

Como denunciar fraude no WhatsApp?

Denunciar a fraude no WhatsApp é a primeira medida que deve ser tomada diante da situação. Mas como fazer isso? O Whatsapp oferece suporte para esses tipos de crimes?

A resposta é sim. Atualmente existe uma página oficial do WhatsApp para suporte e pedidos de ajuda de usuários do aplicativo onde é possível fazer perguntas, receber ajuda para recuperação de conta e, inclusive, denunciar golpes e crimes.

O serviço está disponível em língua portuguesa e é possível enviar mensagens também no mesmo idioma, basta seguir esse tutorial:

  1. Primeiramente, acesse o menu do Whatsapp, onde tem aqueles três pontinhos que ficam a direita superior da tela do dispositivo.
  2. Em seguida Clique em “configurações”.
  3. Depois que fizer isso, clique em “ajuda” e, em seguida, na opção “fale conosco”.
  4. Nesse momento, irá abrir um espaço para que você inclua a sua denúncia. Lembre-se que é importante especificar todos os detalhes, desde as mensagens enviadas, a hora, a data, o que foi dito e inclusive o número criminoso.
  5. Depois que fizer seu relato com detalhes, existe a opção de incluir os dados do seu aparelho como dados técnicos, modelo do aparelho, etc.. Marque essa opção para ajudar o suporte a responder melhor a sua pergunta ou entender a denúncia.
  6. Agora é só aguardar a resposta e pode levar alguns dias.

Outro método para enviar uma denúncia é diretamente do seu e-mail. Envie todos os dados e detalhes sobre a fraude no Whatsapp para o e-mail de suporte do Whatsapp que é support@whatsapp.com.

Além dessa denúncia, fazer a denúncia do contato diretamente na conversa é um método de avisar o aplicativo e suporte sobre as fraudes.

Quando denuncia no WhatsApp o que acontece?

Quando você denuncia um contato diretamente da conversa no Whatsapp, ou seja, clica em denunciar o contato, o app recebe as últimas 5 mensagens desse usuário, além do ID e informações sobre quando a imagem foi enviada e o tipo de mensagem.

A partir disso, o whatsapp pode banir a conta e o usuário se violar os Termos de Serviço sem notificar. Saiba mais sobre denúncia e bloqueio de número no whatsapp nesse link.

Dicas para impedir que esse tipo de problema aconteça

De modo geral, existe várias maneiras de se proteger e evitar que a fraude no whatsapp aconteça. Abaixo listamos algumas das principais, confira:

  • Use autenticação de dois fatores – Ao usar esse recurso o usuário cria uma senha de 6 dígitos que será solicitada quando o número for cadastrado em outro aparelho, assim o criminoso não consegue usar o número sem ter acesso a esse código.
  • Não compartilhe código enviado por SMS – Quando o app do whatsapp é instalado no seu celular é enviado uma mensagem de texto (SMS) para confirmar o código único do aplicativo, ao ter esse código os criminosos podem acessar seus dados e o seu whatsapp. Por isso não compartilhe esse código com ninguém.
  • Mais atenção ao utilizar o Whatsapp Web – A versão para computador do whatsapp ajuda e muito facilitando na hora de responder mensagens e até trabalhar. No entanto, é preciso cautela, já que o aplicativo aberto no computador facilita a conexão com criminosos. Por isso, sempre que finalizar seu uso desconecte no final. E, então, mantenha o antivírus do computador em dia evitando infecções de vírus que possam roubar esses dados.
  • Use somente a versão oficial do app – Há oferta de outras versões do aplicativo. No entanto, certifique-se que é uma versão original desenvolvida pela Whatsapp Inc e não baixe nada fora das lojas oficiais de aplicativos.

Além disso, jamais e em hipótese alguma abra links desconhecidos até mesmo de pessoas conhecidas que possam parecer suspeitos. Antes de qualquer coisa, verifique se é mesmo um link digno pois esses links podem conter golpes que roubam dados.

Ou seja, desconfie de promoções, sorteios, ofertas absurdas, entre outras coisas que você não foi atrás de receber.

Conclusão

Como pode perceber fraude no Whatsapp acontece com mais frequência do que se imagina e das mais diferentes maneiras. Por isso, adotar ações preventivas contra esse tipo de crime cibernético sem dúvida é importante. Não só para minimizar os impactos desse tipo de prática, como também para reforçar a proteção dos dados de sua empresa e de seus clientes. E, assim, evitar prejuízos maiores no futuro.

Compartilhe esse post

Está pronto para economizar?

Fale conosco.

Este site utiliza cookies para melhor experiência durante a visita. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.