Serviços de Telecom: O que são e como podem ajudar sua empresa

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Indispensáveis na comunicação corporativa, os serviços de Telecom são responsáveis por fornecer eficiência e produtividade a rotina de empresas. No entanto, mesmo já estando consolidado no mercado empresarial, muitos ainda desconhecem o termo e as suas utilidades.

Diante disso, preparamos esse artigo com tudo o que precisa saber sobre o que é serviço de Telecom e como ele pode ajudar a sua empresa. Continue lendo e descubra!

O que são serviços de Telecom?

Em linhas gerais, o Serviço de Telecom corresponde a um conjunto de atividades que permitem, através da tecnologia, a oferta de comunicação à distância.

Entre os serviços de Telecom disponíveis no mercado, estão a internet banda larga, telefonia fixa e móvel. Além disso, existe ainda os serviços Telecom de pré-pagos, pós-pagos, televisão por assinatura e o moderno e inovador PABX virtual.

Vantagens dos serviços de Telecom

Considerado uma tendência já consolidada, o serviço de Telecom vem conquistando cada vez mais adesão no mundo empresarial. Isso porque, por meio do serviço Telecom as empresas podem quebrar barreiras físicas e se comunicar de qualquer lugar. Seja com clientes, funcionários ou mesmo colaboradores.

Além disso, a comunicação ilimitada característica do serviço Telecom, proporciona muitas outras vantagens a empresas, como:

·         Serviço customizável

Os diferentes tipos de serviço de Telecom podem ser facilmente adaptados para atender com eficácia as necessidades da empresa.

Seja qual for o porte ou área de atuação, existem recursos de telecomunicação capazes de suprir as demandas do seu negócio. E cabe a sua gestão de Telecom definir qual solução é a melhor. De modo que o serviço de Telecom possa gerar um melhor atendimento e mais produtividade, sem incrementar os custos.

·         Maior fluxo de negócios

Com a função de reduzir distancias, o serviço de Telecom também é capaz de proporcionar um maior fluxo de negócios. Isso é possível graças a mobilidade que os serviços de telefonia móvel oferecem, assim como a presença de múltiplos canais de comunicação. Com isso, a interação entre equipe, clientes e fornecedores se torna mais ágil. E a rotina de trabalho mais produtiva, proporcionando assim mais oportunidades de negócios.

·         Maior controle sobre as ligações

Investir em serviços de Telecom lhe permite ter um controle maior sobre as ligações efetuadas na empresa. Além disso, como nesse tipo de serviço, as ligações são gravadas, você pode usar este recurso para monitorar o atendimento feito por sua equipe. E até mesmo usar as gravações para treinar sua equipe de atendimento e mensurar o desempenho de suas negociações.

·         Gera valor à empresa

Com um serviço de telecom bem estruturado, sua empresa consegue aliar o bom atendimento a uma comunicação mais profissional e eficiente com os agentes internos e externos. Como resultado, sua empresa consegue construir uma imagem de valor e muito mais sólida no mercado.

·         Melhora a tomada de decisão

Através do serviço de telecom, você tem acesso a um valioso banco de dados. E, partir dele, pode extrair informações estratégicas que auxiliam na tomada de decisões internas.

Além disso, através das ligações gravadas e comunicação online, também é possivel identificar falhas operacionais, assim como oportunidades para melhorar a comunicação dentro do seu negócio.

Principais desafios nos serviços de Telecom

Tão importante quanto saber o que são os serviços de Telecom, é conhecer os desafios das empresas quando se trata do seu setor de telecomunicação. Entre os principais desafios envolvendo os serviços de Telecom nas empresas, estão:

1.      Alto custo dos serviços de telecom

A complexidade da instalação e manutenção da maior parte dos serviços, exigem das empresas um investimento alto. Com isso, muitas vezes o serviço de Telecom é visto como uma possibilidade apenas para grandes empresas.

Mas, pensar dessa forma é um erro. Isso porque o serviço de Telecom é uma solução customizável. Ou seja, ele tem potencial para se adequar a diferentes cenários e orçamentos.

Além disso, atualmente existem soluções em Telecom, como o PABX virtual que oferecem custos com instalação e manutenção infinitamente menores em relação ao sistema de telefonia tradicional, se mostrando, assim, uma ótima opção também para pequenas e médias empresas.

2.      Cobranças indevidas

Não é difícil encontrar nos Procons casos de reclamação referente a cobranças indevidas por parte de alguma empresa Telecom. E grande parte delas envolvem problemas referentes a tarifas cobradas indevidamente, assim como o aumento inesperado de taxas e renovação automática de contrato.

Portanto, cabe ao setor de telecomunicação das empresas encontrar uma forma de gerir com eficiência os contratos. E, assim, impedir que essas cobranças indevidas prejudiquem a lucratividade do seu negócio.

3.      Falhas de segurança

A falta de segurança é uma discussão recorrente entre as empresas de telecomunicações, pois as falhas neste quesito são constantes. Apesar de ser um problema do setor Telecom, as empresas devem priorizar serviços que se adequem as leis de segurança. Isso porquê, seguindo a LGDP, a privacidade deve ser garantida pela empresa aos seus clientes.

4.      Serviços de telecom não escaláveis

Outro problema que deve ser resolvido pelo setor de telecomunicação é a escassez de serviços de Telecom escaláveis. Ou seja, serviços que permitam as empresas tanto o aumento quanto a diminuição da instalação de ramais de forma simplificada. Sendo assim, a empresa deve optar por serviços de Telecom que não limitem as suas operações, como o PABX virtual.

5.      Falhas de cobertura

Outro problema recorrente com os serviços de telecomunicações são as falhas na cobertura da rede e nos aparelhos. Além de ser frequente, esse problema pode prejudicar o trabalho das empresas e até mesmo paralisar operações.  Dessa forma, cabe ao setor de telecomunicações propor soluções capazes de minimizar essas falhas.

6.      Serviços de telecom obsoletos

Apesar de tanta tecnologia, as operadoras ainda possuem serviços obsoletos que podem não ser tão uteis a rotina dinâmica das empresas. Em contrapartida, as operadoras contam também com serviços modernos e altamente vantajosos, como o PABX virtual. Dessa forma, as empresas devem optar por aqueles serviços que atenda melhor as suas necessidades.

7.      Manter planos desatualizados

Outro problema que as empresas encontram ao tratar sobre serviços Telecom com operadoras é a insistência em manter planos desatualizados. Inclusive, muitas oferecem descontos e tarifas mais atrativos para a continuidade do plano. No entanto, cabe ao gestor da empresa optar pelo contrato mais atrativo, eficiente e benéfico a redução de custos.

8.      Contratos sem clareza

Um problema comum, não só na área de Telecom, é a falta de clareza no contrato dos serviços. Sem o entendimento por completo dos contratos, as empresas dão brecha para que as operadoras possam cobrar preços e taxas abusivas. Já com uma gestão eficiente a empresa elimina essa possibilidade.

Como usar os serviços de Telecom a favor da sua empresa

Os serviços de telecom oferecem muitas vantagens para as empresas. Mas, também vimos que incorporar este serviço dentro das organizações pode envolver muitos desafios.

Sendo assim, para extrair o melhor do serviço de telecom e implementa-los de modo eficiente, minimizando as falhas e possíveis desafios, é importante adotar algumas medidas. E a primeira delas é:

Adote um Tarifador Telefônico

O tarifador telefônico é um serviço de Telecom que permite que a empresa tenha total controle sobre os custos dos serviços. Isso é possível pelo fato do tarifador gravar em tempo real as ligações, registrando assim a duração das mesmas. Alem disso, com o tarifador a empresa pode identificar mau uso do serviço e analisar ainda o atendimento ao cliente.

Faça o Gerenciamento de smartphones

O MDM (Mobile Device Management) é um serviço de Telecom que gerencia o uso dos celulares da empresa. Com esse serviço, a empresa pode garantir que o aparelho será utilizado apenas para uso profissional e apenas quando necessário. Além disso, com o MDM a empresa pode manter a privacidade dos dados e controlar os custos com o serviço.

Invista em uma Gestão de Telecom

O setor de telecomunicações conta uma vasta gama de serviços. Mas, para escolher a solução mais compatível com o negócio, ou então executa-la de modo a garantir um melhor controle em telefonia móvel e fixa sem incrementar os custos, você terá que contar com uma boa gestão de telecom.

Importância da gestão de Telecom para empresas

Tão importante quanto contar com um bom serviço de telecom é investir na gestão deste recurso. Isso porque além de auxiliar na escolha das tecnologias em comunicação ideais para sua empresa, a gestão de Telecom também oferece outras vantagens, como:

  • Reduz custos desnecessários através da verificação de cobranças, alocação de centros de custos ou então disputas de cobranças
  • Centralização de processos em uma única ferramenta
  • Rastreabilidade, assim como maior controle do ciclo de vida dos ativos

Ou seja, a gestão de telecom é uma ação estratégica capaz de ajudar sua empresa a direcionar e otimizar o serviço de telecom, gerando um impacto financeiro positivo em diferentes setores do seu negócio.

Agora você já sabe o que são serviços Telecom? Ficou com alguma dúvida? Precisando de uma gestão de Telecom para sua empresa? Conte com a Mobilit. Fale com um de nossos consultores e conheça mais sobre os nossos serviços e como eles podem colaborar para o crescimento do seu negócio!

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