5G DSS e 5G STANDALONE7 – Entenda a diferença

Categorias

O que quer ver hoje?

Posts

Últimas postagens

5G DSS e 5G STANDALONE7

Compartilhe esse post

A implementação do 5G no Brasil já é uma realidade e a previsão é que até 2029 a nova geração de internet móvel seja ofertada em todo o país. No entanto, um tipo de 5G já vem sendo ofertado, o 5G DSS. Além disso, em várias cidades do Brasil, dispositivos compatíveis com essa tecnologia já acusam o 5G Standalone 7 ou 5G puro. E você, sabe a diferença entre 5G DSS e 5G Standalone7?

Será que ambas entregam a mesma velocidade ou utilizam a mesma estrutura de conexão? O que exatamente diferencia uma tecnologia da outra?

Para sanar estas e outras dúvidas preparamos um artigo completo sobre o assunto. Portanto, continue sua leitura e entenda melhor as diferenças entre 5G DSS e 5G Standalone7 e a previsão da rede móvel de 5ª geração para todas as regiões brasileiras!

Rede móvel chega em sua versão 5G

As redes móveis são importantes para utilização de internet e são disponibilizadas aos usuários por meio de operadoras de celular/telefone, são redes que permitem a comunicação por meio de um serviço de transmissão de sinal.

Antigamente as redes móveis tinham maiores restrições de utilização, mas aos poucos foram sendo implantadas as novas gerações de redes móveis com melhores planos e serviços, além de acessibilidade e novas utilizações.

As gerações das redes móveis atualmente são 5 e o que as diferenciam é:

  • 1G – Primeira Geração: Também conhecida como AMPS ou Advanced Mobile Phone Service foi desenvolvida nos anos 80 e possibilitava apenas transmissão de voz.
  • 2G – Segunda Geração: Foi melhorada a qualidade das ligações, possibilitando a discagem do sinal da internet, mesmo que ainda fraco.
  • 3G – Terceira Geração: Atualizou o serviço com várias novas funções, possibilitando a conexão 2G de modo automático e o acesso a internet de maneira um pouco melhorada.
  • 4G – Quarta Geração: Considerada a tecnologia abrangente e em maior utilização pelo público, tem sinal mais adequado, maior amplificação, compartilhamento, velocidade.
  • 5G – Quinta Geração: A mais nova tecnologia de rede móvel com implementação ainda em andamento, oferece muito mais rapidez e menos latência.

 O que é o 5G DSS?

A rede 5G DSS, ou Dynamic Spectrum Sharing que em português significa “Compartilhamento Dinâmico de Espectro”, é uma evolução da rede 4G que usa as mesmas frequências da rede de 4ª geração, porém com uma velocidade superior.

Ou seja, na prática é possível usar das mesmas redes, antenas, equipamentos e infraestrutura para que se atualize o software e obtenha o alcance da 5G DSS que é até 12 vezes maior que a da rede 4G.

A rede 5G DSS é uma tecnologia que possibilita o compartilhamento de frequências da rede 4G LTE com usuários da rede 5G, de modo que otimizam o investimento permitindo uma flexibilidade maior para os clientes e para as operadoras.

Vale destacar que essa rede, mesmo entregando uma velocidade maior e latência menor que o 4G, ela ainda não oferece uma experiência completa de 5º geração de redes móveis no Brasil, assim como já acontece em países como os Estados Unidos e a China, por exemplo.

O que é o 5G STANDALONE ou 5G Puro?

A rede 5G Standalone7 é uma rede 5G de verdade, ou seja, é a nova geração de internet móvel propriamente dita. Ela precisa de faixas de dedicação exclusiva que sejam destinadas a 5G sem nenhuma interferência.

Essa nova rede de conexão funciona independente da rede 4G fazendo com que seja necessária a instalação de novas infraestruturas, equipamentos, hardwares e softwares para que seja possível fazer a transmissão final.

Porém, nem todos os aparelhos celulares atuais suportam a tecnologia do 5G Puro. A verdade é que alguns dos modelos lançados nos últimos anos apenas são compatíveis com as bandas e já vem sendo explorados na utilização pelo 5G DSS.

A própria Anatel certificou apenas 70 smartphones que estão aptos e homologados como compatíveis para utilização da tecnologia 5G.

A rede 5G Standalone ou 5G Pura tem baixíssima latência e uma velocidade de conexão muito rápida que pode ser até 100 vezes mais rápida que a geração anterior, a 4G.

Diferenças entre 5G DSS xe5G STANDALONE7

Como você pode ver 5G DSS e 5G STANDALONE7 são redes diferentes. É como se uma fosse parte da porcentagem do que a outra oferece “preparando” desse modo os usuários para desfrutar da tecnologia que ainda não está totalmente implementada no país.

Entenda melhor a diferença entre as redes 5G DSS e 5G STANDALONE7 conhecendo as características específicas de cada uma delas:

Características da Rede 5G STANDALONE:

  • Latência extremamente baixa.
  • Velocidade até 100x mais rápida que a rede 4G.
  • Download de vídeo de 1GB a partir de 10 segundos.
  • Necessita de novos equipamentos, infraestrutura, softwares e hardwares para que seja transmitida.
  • Compatível apenas com cerca de 70 tipos de smartphones no Brasil.
  • Ainda não implementada e disponível em todo o território brasileiro, com previsão de implementação completa da tecnologia apenas para 2029.

Características da Rede 5G DSS:

  • Latência igual ou com pouquíssima diferença da rede 4G.
  • Até 12x mais velocidade que a rede 4G.
  • Download de vídeo de 1GB a partir de 40 segundos.
  • Não necessita de novos equipamentos, infraestrutura, softwares e hardwares para que seja transmitida.
  • Compatível a aparelhos celulares atuais no Brasil.
  • Disponível em todo território brasileiro.

Quando a 5G STANDALONE chega ao Brasil?

5G DSS e 5G STANDALONE7

A rede móvel 5G STANDALONE ou 5G Puro já chegou ao Brasil, mas ainda não ocupa todo o território nacional, estando presente em poucas cidades. Algumas delas são Vitória, Palmas, Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília, São Paulo e Porto Alegre.

Outras capitais também já estão implementando o sinal de 5G, mas o processo segue em câmera lenta. A proposta é que até 2029 todo o território brasileiro esteja com a rede 5G em transmissão de cobertura disponível.

Isso acontece porque o processo de instalação e infraestrutura é complexo, além de todas as questões legislativas e éticas que envolvem a nova tecnologia.

Outro ponto que demanda tempo é a própria adaptação das operadoras quanto as regras governamentais e seus próprios investimentos internos como profissionais, gestores e equipamentos necessários para ofertar a quinta geração da internet móvel no país.

É necessário haver a instalação de um grande número de antenas no território nacional para que a rede 5G STANDALONE ou 5G Pura possa ter ampla cobertura e bom funcionamento. E isto é algo que exige tempo e dinheiro para finalização dessa implementação.

Portanto, vale ressaltar que a oferta da nova geração de rede móvel terá pelo menos mais 6 anos para assumir o controle. Enquanto isso as redes 4G e 5DSS continuam em utilização suprindo a necessidade do público.

Os planos com rede 5G STANDALONE serão mais caros?

De acordo com o diretor da GSMA, a Associação Internacional de Empresas de Telecomunicações, Alejandro Andamowicz, os novos planos com a 5G STANDALONE tendem a ser mais caros.

Ele leva em consideração a aplicação da rede em países como Suíça e Coreia do Sul que já tem cobertura geográfica em 100% e que seus valores são mais altos.

Outro exemplo é os Estados Unidos, onde já há planos com preços maiores para transmissões de vídeos em 4k. Ou outros países em que há cobrança de taxas adicionais para acessar o 5G, por exemplo.

No entanto, Alejandro Andamowicz fala sobre a realidade da América Latina e diz que ainda há caminho para andar. Para Alejando, antes de tudo, as operadoras terão que oferecer mais transparência e deixar claro que o 5G Puro não estará disponível em todo lugar.

Vou precisar trocar meu aparelho celular?

Outra dúvida muito comum quanto a implementação da nova geração de internet móvel no país é sobre a troca de aparelhos. Em muitos casos será realmente necessário adquirir um dispositivo compatível para usufruir da nova tecnologia.

Salvo algumas exceções de aparelhos móveis mais atuais ou recentemente lançados como o iPhone ou o Galaxy S21, por exemplo.

No entanto, as empresas de smartphones já estão trabalhando com a nova atualização. E lançando modelos que tenham compatibilidade com a quinta geração de rede móvel (5G).

A tendência é que nos próximos anos todos os novos dispositivos lançados estejam habilitados para suportar a rede 5G. E, com isso, possam usufruir do recurso dessa tecnologia, proporcionando uma realidade de benefícios e economia aos usuários.

Embora a passos lentos por conta de investimento em tempo e dinheiro a rede 5G STANDALONE já se faz presente no território brasileiro. E vem se expandindo para que todos no Brasil possam usufruir com qualidade do novo serviço tecnológico.

Enquanto ainda não podemos usufruir de maneira total da quinta geração da rede móvel, temos opções atraentes como a rede 5 DSS que possibilita maior velocidade e menos latência com a infraestrutura de uma rede 4G.

Agora que você entendeu a diferença entre 5G DSS e 5G STANDALONE7 e sabe o que te espera, não deixe de acompanhar a evolução da transmissão da nova geração perto de você!

Compartilhe esse post

Está pronto para economizar?

Fale conosco.

Este site utiliza cookies para melhor experiência durante a visita. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.