Em meio a um cenário cada vez mais digitalizado, ter uma conexão mais ágil, robusta e sem falhas é fundamental para qualquer empresa que deseja se manter em um alto padrão de qualidade e oferecer serviços que atendam as demandas de mercado. Mas, alcançar isso nem sempre é fácil, principalmente considerando o nível de complexidade das novas tecnologias e serviços. Nesse contexto, entender o que é SD WAN e investir nessa tecnologia pode ser uma alternativa para garantir uma estrutura de rede mais segura e eficiente.
A SD WAN é um tipo de tecnologia que se baseia em implantações de redes WAN por softwares via internet. E que oferece agilidade, economia, desempenho e segurança para um negócio. Em outras palavras, corresponde a uma solução que pode fazer toda diferença em empresas que dependem da conectividade para realizar seus processos.
Apesar disso, muitos gestores ainda desconhecem o potencial da SD WAN e como essa tecnologia pode impactar sua empresa. Se você também é um deles, então continue a leitura e entenda agora mais detalhes sobre o que é SD Wan, como funciona e porque investir nessa tecnologia na sua empresa. Confira!
O que é SD Wan?
SD-WAN é a sigla para Software-Defined Wide Area Network, que em português significa “rede de longa distância definida por software”.
Na prática, a SD WAN é uma abordagem da rede WAN que consegue conectar ambientes distantes entre si de maneira não tradicional, proporcionando uma maior agilidade e economia para as empresas.
Essa conexão de redes de longa distância acontece porque a SD WAN criar uma rede híbrida que vai de acordo com o tipo de aplicação que está sendo utilizada. Desse modo é possível controlar o canal de transmissão de dados utilizados pela conexão 4G, banda larga ou pelo Wi-fi interno.
Com a SD WAN é possível definir o melhor canal de comunicação com base na verificação de diferentes aspectos. O que inclui desde custo de transmissão, até o nível de segurança e a agilidade de entrega que são definidos previamente pela empresa e gestão de TI.
Além disso, a SD WAN é uma tecnologia que utiliza programas de gestão para administrar suas conexões. Desse modo, ela dispensa o uso de hardwares dedicados em cada filial. Além disso, o gerenciamento de todos os pontos de conexão é feito a partir de um ponto central.
Fora isso, com essa tecnologia é possivel também criar links entre endpoints ou então servidores e redes corporativas muito mais seguros. Sem falar que, com o SD-WAN, a distribuição dos recursos de rede é feita de uma maneira muito mais intuitiva.
Como funciona SD WAN?
Até pouco tempo atrás o modelo convencional de tráfego de backhaul nas filias das empresas para o data center era considerada a solução ideal. Contudo, hoje em dia essa realidade mudou e a SD WAN vem atendendo bem mais os propósitos comerciais. Sobretudo porque no modelo antigo, havia um enorme desperdício de largura de banda, sem falar na maior latência, o que prejudicava o desempenho das empresas.
Com a SD WAN isso não acontece. Isso porque essa tecnologia utiliza softwares que se baseiam em nuvem para otimizar o fornecimento de serviços de WAN para as filiais.
Essa oferta virtualizada, possibilita aos gestores de negócio e TI uma conectividade que prioriza a nuvem, garantindo desse modo um roteamento mais inteligente, ágil, com alta largura de banda e baixo custo, oferecendo um desempenho de alto nível, mais confiável e seguro contra ameaças na rede.
SD-WAN e VPN
Embora possam ser parecidos em algum ponto, o modelo VPN e o modelo SD-WAN são diferentes um do outro. Ainda que ambos tenham sido projetados para alcançar o mesmo objetivo.
A VPN, ou Virtual Private Networks que significa no português “redes privadas virtuais” é a tecnologia mais utilizada por muitas empresas que buscam viabilizar o modelo híbrido de trabalho.
Tanto a VPN, quanto a SDN WAN são utilizadas por empresas ao redor do mundo todo. Seu objetivo é permitir uma conexão de rede criptografada que gere camadas de segurança a partir de certas regras preestabelecidas.
No entanto, as soluções de SDN WAN são gateways para redes conectadas, enquanto as soluções VPNs atuam com conexões ponto a ponto. Mas não é apenas esse detalhe da malha de conectividade que difere uma tecnologia de rede da outra. A tecnologia de distribuição de tráfego é outro elemento que diverge as duas tecnologias.
Na solução SD-WAN o roteamento é otimizado por diferentes caminhos, já na solução VPN o volume todo transita por um único link de rede.
Por que investir em SD_WAN?
A SDN WAN é uma maneira de evitar imprevisibilidades e mal desempenho das conexões, bem como vulnerabilidade de dados e exposição de informações funcionando de maneira eficiente e focada na nuvem.
A tecnologia é extremamente benéfica e vantajosa para as empresas que buscam diminuir gastos, centralizar a gestão de conexões e ter uma rede que não deixe a desejar em nenhum ponto, gerando lucro e produtividade.
Investir numa rede SD-WAN é extremamente vantajoso para o seu negócio. Mas se você ainda não se convenceu disso, confira alguns dos benefícios em optar por esse sistema:
Políticas de segurança com regras específicas
Com a SDN WAN é possível definir políticas de segurança da rede com regras específicas que serão distribuídas para toda a companhia, podendo identificar de forma rápida qualquer atividade suspeita, por exemplo.
Além disso, essas condições e regras podem ser alteradas conforme a necessidade do negócio garantindo mais escalabilidade de serviço e eficiência produtiva.
Beneficia o modelo híbrido de trabalho
Com a digitalização cada vez mais em evidência o modelo de trabalho remoto tem suas vantagens e em muitas empresas é um regime aplicado, tanto integral quanto híbrido.
Com a SDN WAN é possível beneficiar esse regime de trabalho já que a tecnologia prioriza o tráfego sempre que necessário possibilitando maior flexibilidade para os colaboradores.
Mais flexibilidade para integrar múltiplas tecnologias
Com a SDN WAN é possível configurar vários links ao mesmo tempo, o que torna os processos de governança de TI muito mais simples, podendo criar uma infraestrutura diversificada sem comprometer a integridade operacional.
Além disso, a rede interna se torna capaz de atender vários cenários ao mesmo tempo, integrando múltiplas tecnologias no ambiente operacional e beneficiando a empresa com um melhor custo-benefício de acordo com cada localidade.
Otimização da arquitetura de nuvem
Com a SD-WAN é possível eliminar as penalidades de backhaul das redes tradicionais MPLS e com isso aproveitar melhor a internet, com conexões mais seguras e de alto desempenho da filial para o arquivo de nuvem.
Além disso, essa tecnologia também garante melhorias na experiência dos aplicativos que se baseiem na nuvem/SaaS, através do melhor desempenho das aplicações por meio de direcionamento de link por pacote, reconhecimento de aplicativos e correção sob demanda que incluem voz e vídeo em tempo real.
Segurança de dados
A tecnologia SD WAN oferece recursos de segurança avançados com firewalls e criptografia para que dados corporativos não sofram acessos de usuários não autorizados. Além disso, ela também opera com protocolos de segurança e autorização de redes tradicionais definidos por softwares que detectam possíveis ameaças.
Sem falar na Criptografia de informações, já que todas as informações são transformadas em códigos que não são legíveis, ou seja, são criptografadas.
Todos esses aspectos representam ganhos no que se refere a segurança de dados para a empresa, algo que é super relevante nos dias de hoje, sobretudo com a vigência da LGPD que penaliza organizações que negligenciam a proteção das informações sob seu domínio.
Veja outras vantagens que seu negócio pode ter ao aderir a SD WAN:
- Mais facilidade para adicionar ou remover filiais ou pontos remotos – Para a gestão de conexões, o modelo SDN WAN fica ainda mais atrativo. Isso porque é possível remover ou adicionar filiais ou pontos remotos de forma rápida, sem se deslocar. E o melhor, por meio da internet, distribuindo a alteração para toda rede sem burocracias.
- Integração com a nuvem – A SDN WAN otimiza a experiência com a nuvem, entregando uma melhor interação. E também uma conectividade mais robusta com os provedores cloud e os endpoints.
- Reduz custos com conexões e gestão – A rede SDN WAN suporta o compartilhamento de cargas de tráfego de diferentes conexões como MPLS, banda larga, Internet. Desse modo é possível economizar com aproveitamento de conexão mais acessível e também com gerenciamento de redes mais simplificado e centralizado.
- Alto desempenho e qualidade operacional – As empresas podem contar com uma conexão mais livre, sem taxa de latência alta e com possibilidades de erros. Ou seja, as aplicações acabam funcionando com maior desempenho e qualidade operacional mais alta.
- Melhor desempenho de rede – Com a SDN WAN a melhora na performance de infraestrutura de rede é visível. Isso porque que as rotinas de gestão se tornam simplificadas e a configuração de serviços ou erros e falhas operacionais são reduzidas.
A tecnologia vem ganhando espaço e está sendo apontada por especialistas como uma grande tendência com amplo impulso no contexto empresarial.
O software de SD-WAN é uma ótima opção para o seu negócio, pois orquestra de maneira centralizada a configuração e o controle do ambiente otimizando a conectividade, produtividade e lucro!