Como escolher celular corporativo – 4 Dicas para garantir o melhor

Categorias

O que quer ver hoje?

Posts

Últimas postagens

como escolher celular corporativo

Compartilhe esse post

Saber como escolher celular corporativo é um cuidado que toda empresa precisa ter. Afinal, a comunicação por dispositivos móveis vem aumentando consideravelmente nas organizações. Sobretudo em razão das facilidades que esse recurso oferece na hora de se comunicar com equipe, fornecedores e clientes.

Com o celular, muitas empresas conseguem otimizar a realização de demandas. E, com isso, melhorar sua produtividade e performance no dia a dia, alcançando resultados de uma forma mais rápida e sem tantos percalços.

No entanto, sabemos que há uma infinidade de aparelhos disponíveis e serviços de telecom e TI sendo oferecidos no mercado. E com tantas opções assim, selecionar um celular corporativo que atenda bem a demanda da empresa e, ao mesmo tempo, ofereça alguns benefícios, entre eles maior segurança de dados, nem sempre é fácil.

Pensando nisso, preparamos esse artigo completo com algumas dicas sobre como escolher celular corporativo para ajudar você a definir qual opção é a melhor para sua empresa. Confira!

Aprenda como escolher celular corporativo adotando estas 4 dicas

O celular corporativo é um recurso cada vez mais usado pelas empresas em razão dos benefícios que ele proporciona. Este recurso ajuda a reduzir despesas na empresa, fornecendo ofertas mais vantajosas na contratação de planos. Assim como também outras comodidades como dados ilimitados e ligações gratuitas. Mas, não é só isso.

Esse aparelho também conta com vários recursos e funcionalidades que ajudam nas atividades da rotina corporativa. Isso sem falar que esses dispositivos também favorecem a organização e interação com a equipe, sem a necessidade de despesas com deslocamentos constantes. Ou seja, o uso de celulares corporativos é uma solução que revolucionou o ambiente corporativo.

No entanto, para extrair ao máximo todas as vantagens que esse recurso pode oferecer, é preciso saber escolher o celular corporativo com as características ideais para sua empresa.

Para isso, abaixo listamos 4 dicas sobre o que considerar na hora de fazer essa escolha. E a primeira delas é:

1. Considere o perfil de consumo em telecomunicações da sua empresa

Não tem como escolher uma opção de celular corporativo para usar na sua empresa sem antes verificar qual é o consumo em telecomunicações do seu empreendimento. Mas o que isso quer dizer?

Basicamente, isso significa que é hora de analisar a fundo a forma como os funcionários e colaboradores estão usando os planos e serviços de telecom contratados. Com base nesse tipo de observação é possível estabelecer quais planos ou então serviços de telefonia a empresa irá contratar. Ou ainda quais dispositivos ela irá fornecer à sua equipe.

Vale ressaltar que não há um perfil de consumo padronizado e que pode ser seguido por todas as empresas. Inclusive, uma única corporação pode apresentar mais de um perfil de consumo. Por isso busque avaliar a necessidade de cada área e departamento do seu negócio para melhor tomar decisões.

Entendendo na prática

Caso ainda não tenha compreendido bem essa questão, vamos a um exemplo prático. Digamos que na sua empresa existem dois funcionários. Um deles é o social media do negócio, ou seja, ele é o responsável pelo gerenciamento das redes sociais, atualizações e publicações, atendimento e comentários, etc. Enquanto isso, o outro funcionário fica encarregado pelas vendas, ele trabalha diariamente com a equipe comercial no fechamento de negócios, vendendo seu produto ou serviço e criando um relacionamento mais íntimo provendo informações e entregando soluções diretas.

Nesses dois casos o perfil de consumo em telecom é diferente. Isso porque, no primeiro, o funcionário Social Media exige muito mais rede móvel e velocidade de internet. Enquanto isso, no segundo caso, o perfil de consumo se baseia em chamadas de áudio ou vídeo, em minutos de ligações, entre outros recursos e serviços de telecom.

Tendo isso em vista é possível avaliar qual tipo de aparelho serve melhor para empresa e para quem direciona-los, evitando, assim, gastos desnecessários e facilmente detectáveis quando existem um perfil de consumo bem traçado na organização.

Como escolher celular corporativo – Confira se há opções disponíveis no inventário de ativos

Conhecer o perfil de consumo dos seus colaboradores e funcionários é só o primeiro passo. Agora que já se sabe a necessidade de cada departamento e área da sua empresa antes de finalmente ir as compras é preciso checar o inventário.

Afinal, se você tiver um estoque de aparelhos é possível que algum deles ainda consiga atender com eficiência as necessidades e demandas da sua equipe ou departamento.

Mas, para que essa tarefa de validação de ativos antes da aquisição de novos dispositivos móveis aconteça de uma forma prática e não se torne uma atividade maçante, é preciso que sua empresa conte com um inventário organizado. E o mais importante, que ele seja atualizado periodicamente.

Assim, é possível usar o inventário para conferir e registrar informações sobre o aparelho celular, seja o modelo, o fabricante, as configurações técnicas, se é novo ou usado, se ainda está no período de garantia, etc.

Com esses dados em mãos fica ainda mais fácil avaliar e decidir se o celular disponível no seu estoque realmente atende as necessidades do setor, sendo compatível ou não com o perfil de consumo do seu negócio.

Faça uma pesquisa de mercado antes de ir às compras

Essa é uma etapa importante sobre como escolher celular corporativo. Afinal, a pesquisa de mercado serve para lhe dar mais segurança na hora de ir às compras e não cometer o erro de adquirir aparelhos no impulso e sem qualquer compatibilidade com as necessidades da sua equipe ou empresa. Isso só vai acabar fazendo você perder dinheiro e não usufruir da melhor forma possível deste recurso.

Para uma boa pesquisa de mercado o primeiro passo é pesquisar os aspectos técnicos necessários num aparelho. Ou seja, sabendo o perfil de consumo você terá as informações de que precisa para definir o que realmente é sua prioridade de escolha como, por exemplo, capacidade de armazenamento, memória RAM, velocidade de processador, especificações de câmera, tipo de chip, sistema operacional, etc.

Ao ter as especificações técnicas necessárias você saberá o que buscar. E poderá passar para o segundo ponto importante ao fazer a pesquisa de mercado: avaliar e comparar preços, marcas e modelos, escolhendo o melhor custo-benefício para sua empresa.

Vale ressaltar que ao optar por sistemas operacionais como iOS ou Android, não leve apenas em conta a qualidade do sistema. Mas quem irá usar, se está habituado a tal sistema, se manter aquela opção é viável ou não, entre outras situações.

Além disso, também não deixe de lado as questões de garantia de fabricante e assistência técnica disponível. Afinal, dessa forma é possível prevenir custos inesperados e reduzir tempo e investimentos em TI, principalmente no período de garantia.

Avalie as opções de aquisição do celular corporativo direto com as operadoras

Para saber como escolher celular corporativo, outro ponto que deve se questionar é sobre a viabilidade de adquirir celular direto com a operadora.

As operadoras de telefonia móvel normalmente possuem ofertas de planos de celular corporativo juntamente com a venda do aparelho. Além disso, algumas delas também oferecem opções de pagamentos atrativas com parcelamento de até 24 vezes.

Garantir um celular com a chance de já sair com um plano e por um bom preço é bastante tentador. Mas a verdade é que é preciso avaliar a real vantagem e os benefícios de adquirir aparelhos dessa forma.

Vale ressaltar que cada operadora funciona de uma maneira, oferecendo planos diferentes que podem ou não se encaixar com a necessidade do seu negócio. Por tanto, avalie as opções e escolha aquela que realmente seja “mais em conta”.

As linhas contratadas junto a compra de aparelho costuma ser mais completa.

Além disso, é possível inclusive conseguir descontos quanto mais celulares corporativos e planos forem adquiridos, garantindo ofertas que não aconteceriam no varejo, por exemplo.

Mesmo que as vantagens sejam grandes, vale lembrar que essa é uma maneira de fidelizar o cliente à operadora em questão por mais tempo. Ou seja, acaba sendo criado um compromisso e mudar ou cancelar planos pode ser uma dor de cabeça e ter custos que na hora não são muito “considerados”.

Portanto, busque avaliar com sabedoria os critérios, prós e contras da oferta dessas operadoras e das demais opções do mercado que sejam interessantes. Por isso a pesquisa de mercado é importante.

Pese na balança os custos gerais, o benefício de pacote de dados, plano de chamadas e mensagens e qualidade dos aparelhos avaliando o real custo-benefício recebido. E, então, tome a decisão final de maneira mais assertiva.

Conclusão

Escolher corretamente um celular corporativo para uma empresa não é uma tarefa simples. Mas, também não é algo impossível de fazer. Apenas demanda de atenção a alguns critérios que precisam ser avaliados com calma para garantir o melhor aparelho. Ou seja, aquele que proporcione à sua empresa uma melhor experiência em termos de uso e benefícios.

Compartilhe esse post

Está pronto para economizar?

Fale conosco.

Este site utiliza cookies para melhor experiência durante a visita. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.