Os últimos anos foram marcados por grandes avanços no mercado de telecomunicações. De tecnologia sustentável, a vantajosos sistemas de rede, as evoluções não param. Ainda mais com a Pandemia que acelerou a transformação digital em diversos setores, e no departamento de telecom das empresas não foi diferente. Mas, o que esperar para o próximo ano? Quais serão as novidades e tendências em telecomunicações que estarão em pauta no ano de 2023?
Até o momento é possível perceber algumas especulações. É o caso, por exemplo da implantação da rede 6G. Mas, sem dúvida outras inovações irão surgir, evidenciando que investimentos em transformação digital já não são mais uma opção e sim uma necessidade para as empresas que desejam reduzir custos, elevar a produtividade ou mesmo reinventar seu modelo de negócio para alcançar patamares ainda maiores no ramo em que atuam.
Seja qual for seu propósito, se manter atento ao mercado e acompanhar as tendências do momento no setor de telecom certamente é o caminho mais curto para o sucesso das empresas.
Sabendo disso, nesse artigo, separamos as principais tendências em telecomunicações para o ano de 2023 e o que se pode esperar a partir delas. Ficou interessado? Então continue lendo e fique por dentro do assunto!
Tendências em telecomunicações para 2023 – Ampliação da Rede 5G
A internet 5G começou a ser implantada no país e, desde outubro deste ano, as capitais brasileiras já contam com o sinal. Ou seja, cerca de 24% da população brasileira já usufrui das vantagens dessa tecnologia conforme aponta a Anatel. Porém, isto representa apenas o começo.
Em 2023 a principal proposta é a ampliação dessa rede, trazendo conexões mais rápidas e eficientes para muito mais pessoas e empresas. Seja para uso em vídeo chamadas, transmissões ao vivo, ou mesmo estabilidade de conexão.
Ao que tudo indica, uma das tendências em telecomunicações é que a rede 5G chegue a mais lugares e em bem menos tempo. Estima-se que, ano que vem, mais de 420 municípios já recebam essa tecnologia até o final de janeiro. Isso somente no Brasil.
Como trata-se de uma tecnologia global, espera-se que a expansão do 5G também possa abranger outros países. Segundo um levantamento, a quantidade de usuários da quinta geração de conexão em rede pode aumentar em 41% até 2027.
Além disso, nas empresas os investimentos na rede 5G também irão aumentar. De acordo com dados do relatório feito pela KPMG, mais de 70% das empresas no Brasil projetam novos investimentos para incorporar a rede 5G em seus negócios em até 5 anos, onde os focos maiores serão no departamento de TI, logística, cadeia de suprimentos e também na experiência do cliente.
ESG
Cada vez mais empresas estão buscando trazer em seu processo de gestão práticas que agregam uma maior sustentabilidade à sua infraestrutura de TI. E é justamente esse o conceito por trás do ESG – Environmental, Social and Governance, um conjunto de padrões que determina quando uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada em suas ações.
Na prática, isso significa que no cenário corporativo, há uma tendência maior por parte das empresas em adotar medidas que visam promover melhorias em 3 principais eixos: ambiental, social e de governança.
É o caso, por exemplo, de incorporar o cloud computing para elevar o compartilhamento de recursos e reduzir os impactos ambientes. Ou então incluir programas de análise e monitoramento de dados para acompanhar como os processos de produção de uma empresa afetam o meio ambiente. Também é possível adotar uma atitude mais proativa envolvendo questões sociais.
Tudo isso contribuiu para acelerar as estratégias associados ao ESG, assim, garantindo práticas mais sustentáveis dentro da empresa, algo que sem dúvida será indispensável para atrair mais públicos e novas oportunidades de negócio nos próximos anos.
Metaverso
O Metaverso é um ambiente virtual imersivo que busca representar pessoas, ambientes e situações de forma digital, com forte potencial para revolucionar a forma como interagimos, aprendemos e fazemos negócios.
Embora ainda seja uma tecnologia que está dando seus primeiros passos, a tendência é que a partir de 2023, mais empresas passem a apoiar suas estratégias em tecnologias do metaverso com o objetivo de ampliar sua receita, reduzir falhas e tornar seus processos mais eficientes.
Mais do que isso, essa tendência promete oferecer grandes oportunidades de investimento e crescimento para diversas marcas com a compra de espaços no metaverso, garantindo assim o terreno virtual para realizar grandes feitos e divulgações de produtos e serviços.
Não é à toa que segundo dados do IEEE, o metaverso juntamente com outras tecnologias como o 5G e a Internet Industrial das Coisas (IIoT) tem tudo para ser um dos elementos mais relevantes da tecnologia para 2023.
Tendências em telecomunicações para 2023 – Distributed Enterprise
O Distributed Enterprise pode ser entendido como uma tecnologia de apoio para a gestão de TI, de modo que ofereça suporte necessário para as equipes de trabalho tanto híbrido quanto home office.
Sendo assim, as empresas que explorarem o modelo de Distributed Enterprise passarão a ter um crescimento de cerca de 25% na receita, sobretudo quando comparado aquelas empresas que não se adaptarem a tendência.
Inteligência Artificial Adaptável
Não tem como falar em tendências de telecomunicações para 2023 e não mencionar a Inteligência Artificial Adaptável.
Nos últimos anos, a incorporação de tecnologias de IA nas empresas foi crescente. Sobretudo no que se refere a automação de processos de trabalho e de reconhecimento e identificação de pessoas, imagens e objetos. Agora, para 2023, a tendência é que esse conceito evolua ainda mais, de modo que as empresas passem a adotar sistemas de inteligência artificial adaptável. O que isso significa?
Basicamente, esses sistemas, que tem como pilar principal o conceito de IA, consegue captar dados e usa-los de forma inteligente para se adaptar de forma rápida as circunstancias do ambiente, ainda que tais mudanças não sejam inicialmente previstas. Assim, é possível elevar o desempenho e minimizar as falhas em proporções consideráveis.
Engenharia de plataforma
Uma das tendências em telecomunicações que também está em pauta é a chamada engenharia de plataforma. Ou seja, o desenvolvimento de plataformas com um conjunto de recursos e processos que são projetados e organizados com a finalidade de melhorar a experiência de autoatendimento, disponibilizando os recursos necessários para um trabalho com maior produtividade e menos sobrecarga.
Com a engenharia de plataforma, a ideia é oferecer para as equipes tudo o que for necessário para uma adequação ao fluxo de trabalho no menor tempo possível. Desde conexões com fornecedores internos, até ferramentas e componentes de fácil usabilidade para entrega de produtos e serviços com mais rapidez.
Tendências em telecomunicações para 2023 – Acessibilidade a tecnologias sem fio
Nas empresas é cada vez mais comum o uso de recursos que trazem consigo a tecnologia sem fio. Desde conexões de rede via wi-fi, até dispositivos móveis, ou então câmeras de monitoramento e identificação por radiofrequência, drones entre outros acessórios.
Ou seja, o uso da tecnologia sem fio não mais se restringe a área da comunicação e troca de dados. Hoje, seu acesso envolve muito mais do que isso. Trata-se de uma inovação digital capaz de fornecer dados e insights valiosos que podem gerar valor para as corporações. Além de ser um excelente recurso para ampliar a segurança dos colaboradores e até mesmo da própria empresa.
De acordo com dados da Gartner, até 2025, cerca de 50% dos endopoints sem fio passarão a usar serviços de rede para obtenção de componentes adicionais e que vão além da comunicação.
Conclusão
Portanto, como se pode observar, para os próximos anos, principalmente no que se refere a 2023 e 2024, as principais tendências em telecomunicações seguirão incorporando algumas novas tecnologias. E reforçando o investimento em outras que já estão em operação hoje em dia.
Mas, o que essas inovações mostram é que o setor continua sendo um dos protagonistas na transformação digital, oferendo ambientes de mudança que assumem posições estratégicas e influentes nos negócios.
O setor das telecomunicações é um dos principais e mais impactados pelos avanços tecnológicos nos últimos anos e para 2023 não será diferente. Mas e você, já sabe quais tendências monitorar para investir no próximo ano? Ainda com dúvidas sobre o que fazer para otimizar seu departamento de telecom?
Nesse processo de transformação digital é importante contar com o suporte de especialistas que consigam descomplicar seus processos. E levar mais produtividade e eficiência, com menos custos. A Mobilit é uma empresa especialista em gestão de telecom. Estamos sempre prontos para ajudar sua empresa a usar os recursos tecnológicos de modo estratégico no seu negócio. Fale com um de nossos consultores e conheça mais sobre nossos serviços e soluções!