Telecom Expense Management Brasil – Gestão de Custos de Telecom

Categorias

O que quer ver hoje?

Posts

Últimas postagens

telecom expense management

Compartilhe esse post

Nossa experiência de mercado com empresas líderes, demonstram como as soluções em gestão de custos de Telecomunicação (TEM – Telecom Expense Management Brasil) podem otimizar expressivamente a produtividade e eficiência das companhias.

Assumimos, portanto, como meta a transformação das telecomunicações em agentes estratégicos de economia através dos dispositivos móveis e tecnologia.

Simplificamos, assim, muitos processos administrativos e, como resultado, viabilizamos a plena comunicação interna e externa.

Se está pensando em implantar uma consultoria TEM em seu negócio, primeiramente, conheça um resumo de alguns casos de sucesso Mobilit.

A partir daí, então, observe se há identificação entre os desafios enfrentados por essas empresas e suas necessidades.

Caso de sucesso 1

Em um dos casos, por exemplo, houve uma empresa do ramo de tabaco com mais de 7 mil funcionários enfrentava problemas com altas faturas de roaming internacional de voz e dados. Sem controle e contratos adequados, então, os custos eram altíssimos!

Os novos contratos de roaming da empresa levaram a uma economia mensal de 52%. Além disso, redução em 55% no custo das tarifas, resultando em economia anual de R$ 270.000,00.

Caso de sucesso 2

Ao renovar o seu ativo tecnológico, uma indústria pertencente às 500 Maiores e Melhores da revista EXAME, realizou licitações e modernizou os seus celulares. Redefinindo, portanto, o fornecedor e obtendo redução de 20% nas tarifas.

Assim, a parceria junto a Mobilit agregou mais um importante número aos resultados obtidos, uma economia anual de cerca de R$ 970.000,00.

Caso de sucesso 3

Em outro caso, por exemplo, um prestador de serviços de grande porte apresentava dificuldades em identificar cobranças e pagamentos com custos elevados.

Isto é, valores não condizentes com as estimativas de consumo. Após análise de nossa empresa, foi possível identificar e solicitar o ressarcimento de cobranças indevidas.

Depois disso, a empresa em questão obteve reembolso referente à um período de 12 meses, equivalente a R$ 1.800.000,00.

Caso de sucesso 4

A hora de efetuar pagamentos e rateios pode ser bem problemática para a maioria das empresas.

Mas, com a organização e automação de processos uma empresa no ramo de papel e celulose; ela passou a pagar 99% das suas faturas eletronicamente. Portanto, reduzindo os custos em 50% e automatizando 100% o rateio entre os setores.

Caso de sucesso 5

Por vezes o problema pode ser resolvido pela simples conscientização, como foi o caso de um prestador de serviços de médio porte, através de uma consultoria sobre o uso correto da telefonia fixa.

Primeiramente, ele objetivou e alcançou redução de 20% nos custos. Consequentemente isto, proporcionou uma economia anual de R$ 150.000,00.

Caso de sucesso 6

A organização é essencial, e um comércio que enfrentava problemas de infraestrutura desorganizada pôde sentir os efeitos quando conseguiu reduzir o número de faturas mensais de 15.000 para menos de 100.

Pois, cancelou aproximadamente 1.200 linhas telefônicas sub utilizadas, resultando em uma economia anual de R$ 420.000,00.

Gestão de Custos de Telecom: como ser eficiente

Esses impressionantes resultados deixam claro como a área das telecomunicações, quando mal gerenciada, é uma das maiores geradoras de desperdício dentro de uma organização. Desta maneira, compromete seriamente a viabilidade dos negócios.

Ao mesmo tempo, uma enorme fatia do mercado só pode realizar suas atividades através das telecomunicações. Então, se quisermos utilizar adequadamente todas essas poderosas ferramentas para a excelência de nosso negócio, devemos rever, organizar e inovar nossas práticas. As complexidades entre faturas, cobranças, contratos, planos de dados e atribuições de linhas exigem uma gestão atenta e dedicada.

Infelizmente, muitas empresas não possuem equipe ou expertise suficientes para tratar de todos esses detalhes com a devida atenção. O crescimento exponencial das telecomunicações e a sua utilização nas empresas têm pego de surpresa muitos empresários.

Isso ocorre aos administradores que negligenciam a gestão de despesas de Telecom, consequentemente, sofrem com custos enormes e desperdício de recursos.

Reduzir e otimizar são palavras constantes no vocabulário de gestores de sucesso. Por isso, estamos atentos às novas tendências de mercado, sabemos que as organizações brasileiras estão se adequando a esta nova consciência.

Gestão de Telecomunicação é tendencia para reduzir custos em 2021

Segundo o relatório divulgado pela Abinee e com previsões feitas pela IDC Brasil, o setor de Telecom no Brasil irá aumentar em 10% ainda neste ano de 2021, mesmo com a retração de 1%. Portanto, isso significa que mesmo com os efeitos negativos gerados pela pandemia de Covid-19 no mundo, o mercado de telecomunicações continua aquecido.

Com isso as empresas do Brasil e do mundo estão procurando se preparar para uma boa gestão de custos de telecom. Afinal, além de ser vista como uma tendencia para a redução de custos em serviço de Telecom,a gestão de Telecom auxilia as empresas em um inventario de telefonia estruturado e identificável. Dessa forma, elas passam a possuir um controle maior sobre seus ativos.

Além disso, a gestão de Telecom permite que as empresas tenham acesso facilitado ao histórico de operações e tenham total controle do custo de faturas relacionadas aos serviços de telecom. Ou seja, atualmente a gestão de telecom é a chave para qualquer empresa que queira sair a frente de seus concorrentes e desejar começar a reduzir custos em 2021.

Como melhorar a gestão de custo de telecom da sua empresa

telecom expense management

Uma boa gestão de custos de telecom exige muito conhecimento no assunto e experiência. Por isso, muitos gestores ficam perdidos na hora de realizar tal processo e mal sabem o que fazer para melhorar a gestão de custos. Para isso, preparamos as seguintes dicas abaixo!

Faça auditorias internas

A melhor forma de potencializar a gestão de custo de telecom nas empresas é realizando auditorias internas. As auditorias internas são necessárias para identificar as necessidades reais da empresa no setor de serviços de telecom. Isso ocorre por meio da revisão das faturas telefônicas e dos contratos vigentes com a operadora de telefonia.

No entanto, para que a redução de custos sempre ocorra é importante que a auditoria dentro das empresas seja um processo periódico. Isso é necessário para que possíveis erros sejam corrigidos e também para que as novas tendencias do mercado sejam identificadas. Dessa forma, a empresa estará sempre consciente dos valores pagos e também das inovações.

Reveja os contratos com operadoras

Necessariamente para melhorar a gestão de custo de telecom, os contratos com as operadoras de telefonia devem ser revistos na auditoria a cada 18 meses a dois anos. Nessa revisão, a equipe responsável pela gestão de telecom da empresa deve analisar a fundo as taxas cobradas, créditos oferecidos, preços dos serviços e também os demais termos.

Isso é preciso pois as operadoras de telefonia estão sempre cometendo erros quanto a cobrança da fatura. Nesse sentido, as empresas acabam pagando por serviços não consumidos e por planos não contratados. Por isso, a atenção da auditoria deve ser focada na revisão detalhada dos contratos da empresa com a operadora de telefonia.

Entenda as necessidades de cada setor

Para que a redução de custos ocorra efetivamente, é preciso cortar gastos desnecessários. No entanto, esse processo deve ser realizado de forma que as necessidades da empresa não sejam prejudicadas pelo corte de serviços. Para isso é preciso também que a gestão de custo de Telecom responsável entenda os custos de cada setor da empresa em relação ao serviço.

Entendendo o quanto cada setor depende dos ativos de Telecom, a empresa poderá eliminar linhas que não são mais utilizadas ou que estão obsoletas. Além disso, a empresa poderá identificar setores ou colaboradores que fazem mal uso do serviço e assim orienta-los da melhor forma. Dessa forma, a redução de custos acontecerá sem prejudicar a empresa.

Prefira planos com dados ilimitados

Diferentemente das tecnologias mais antigas que cobravam os minutos da ligação, atualmente existem tecnologias que possuem planos ilimitados. Entre as mais famosas, está a telefonia VoIP que permite que as ligações sejam efetuadas via internet. Dessa forma, a redução de custos com os serviços de Telecom é maior do que com planos tradicionais.

Além disso, o uso de planos de serviços de Telecom com dados ilimitados permite que a gestão de custos de Telecom ganhe maior previsibilidade no momento de realizar projeções de fluxo de caixa. Portanto, outra forma de reduzir custos e assim melhorar a gestão de serviços de Telecom na empresa é investindo sempre em tecnologias e inovação.

Terceirize a gestão de telecom

Como foi visto, uma boa gestão de Telecom exige muita dedicação e tempo. Isso porque existem diversos pontos que merecem muita atenção, principalmente no que tange a fatura telefônica. Portanto, uma boa pratica é terceirizar a gestão de Telecom ou ao menos a revisão dos contratos com uma empresa especializada e capacitada para tal serviço.

Com a experiência e profissionalismo da empresa contratada, o gestor pode chegar a economizar milhares de reais com serviço de Telecom todos os meses. Além disso, terceirizando o setor, a empresa terá todo o suporte necessário para negociar com as operadoras e procurar pelo mercado de telecomunicação opções mais vantajosas.

Agora que você já conhece 6 casos de sucesso de Telecom Expense Management Brasil, não fique para trás e se inspire nesses casos para começar a reduzir custos dentro da sua empresa!

.

Compartilhe esse post

Está pronto para economizar?

Fale conosco.

Este site utiliza cookies para melhor experiência durante a visita. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.