Como decidir entre bloqueio, suspensão e cancelamento de telefonia

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bloqueio, suspensão e cancelamento de telefonia

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A gestão de serviços de telecom é uma atividade que envolve muitas responsabilidades e desafios. Além de ser responsável pela gestão dos ativos de telecom, da equipe e dos processos neste setor, o gestor de telecom também possui a missão de tomar decisões estratégicas importantes para garantir os bons resultados não só para o departamento de telecomunicações, mas para empresa como um todo. E uma delas é saber escolher entre bloqueio, suspensão e cancelamento de telefonia.

Afinal, quando cada opção é a mais adequada no contexto da gestão de telefonia? Você sabe a diferença entra essas três práticas ou qual o impacto de cada uma delas para o serviço de telefonia na empresa?

Visando esclarecer mais sobre o assunto, preparamos esse artigo completo. Nele reunimos algumas informações importantes que irão ajudá-lo a compreender mais sobre bloqueio, suspensão e cancelamento de telefonia, assim como a identificar quando cada opção deve ser adotada. Quer saber mais ?

Continue a leitura e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Existe diferença entre bloqueio, suspensão e cancelamento de telefonia?

Problemas envolvendo os serviços de telefonia são muito comuns nas empresas. Seja pela qualidade do serviço entregue ou pelo descumprimento de contrato, são vários os motivos que podem levar uma organização a ficar insatisfeita com o serviço de uma operadora. Do mesmo modo, por razões estratégicas, seja para reduzir custos ou melhorar a qualidade do serviço de telefonia, uma empresa pode ser levada a tomar a decisão de bloquear, suspender ou cancelar o serviço de telefonia. Mas será que existe diferença entre cada uma dessas ações?

A resposta é sim, existe. E seja qual for a motivação que levou os gestores a decidir entre bloqueio, suspensão e cancelamento de telefonia, para uma tomada de decisão assertiva e estratégica, é importante que todos saibam as diferenças de cada prática.

Bloqueio: o que é?

O bloqueio consiste na suspensão do fornecimento dos serviços de telefonia por um período, que pode chegar a 30 dias. Essa prática é muito utilizada nos casos de roubo, fraude ou então perda do telefone celular. E mesmo que a empresa não esteja usando os serviços nesse período, ela continuará sendo cobrada pela operadora.

A solicitação do bloqueio é feita diretamente com a operadora. Então, assim que a empresa solicita o bloqueio da linha ou aparelho, a operadora bloqueia o sinal. Desse modo, o número passa a não receber e nem fazer ligações, ou seja, todos os serviços ficam suspensos.

Nos casos em que a empresa possui um sistema de gestão e configuração dos telefones corporativos, o próprio gestor dos serviços de telecom consegue de forma online realizar o bloqueio, impedindo a utilização do pacote de dados e impossibilitando as ligações. No entanto, nesse formato, o número segue apenas recebendo as ligações.

Suspensão: o que é?

A suspensão por sua vez corresponde a uma prática estratégica da empresa, realizada com o objetivo de garantir o controle efetivo dos custos de telefonia. A suspensão pode durar entre 1 e 4 meses e ela só pode ser solicitada pelo contratante do serviço uma única vez a cada ano, sem nenhum tipo de fracionamento.

Existem algumas situações onde a suspensão é mais usada. Uma delas é quando um funcionário, que possui celular corporativo, se desliga da empresa. Então, essa linha será mantida com a empresa, mas não vai gerar gastos, até que o celular seja redirecionado para outro funcionário.

Além disso, outro motivo que leva muitas empresas a solicitar suspensão junto as operadoras é quando ocorrem férias coletivas. Nessa circunstância, não há necessidade de todos os serviços seguirem funcionando normalmente, então na intenção de otimizar os custos, se solicita a suspensão de algumas linhas.

A suspensão é uma prática que já faz parte da rotina de algumas empresas. Para fazer o pedido de suspensão, a empresa deve entrar em contato com a operadora e informar quais são as linhas que deseja suspender e por quanto tempo essas linhas ficarão suspensas.

Transcorrido o prazo de suspensão, a reativação acontece automaticamente. Mas, se por ventura a empresa quiser reativar as linhas antes do prazo, ela pode fazer a solicitação junto a operadora, que terá o prazo de 1 dia útil para restabelecer o serviço.

Durante a suspensão da linha, o período de carência (caso a linha possua) será congelado e após a reativação do recurso haverá a continuidade da carência.

Cancelamento: o que é?

O cancelamento dos serviços de telefonia, é uma medida um pouco diferente das outras duas práticas. Isso porque o cancelamento consiste em de fato finalizar todos os serviços que a operadora fornece para a empresa. O cancelamento pode ser solicitado por telefone, chat, e-mail, SMS ou então diretamente no portal da operadora.

Geralmente o cancelamento trata-se de uma decisão que parte diretamente da empresa contratante. Mas, dependendo do caso, a operadora também solicitar o cancelamento de linhas telefonicas, sobretudo quando há inadimplência, prejuízos ou impossibilidade da mesma em atender os serviços.

Essa medida de cancelamento deve ser solicitada na operadora de serviços telecom com um mês de antecedência. Geralmente, o que gera a solicitação de cancelamento é mudança de local da empresa ou instabilidade no sinal oferecido pela operadora.

A solicitação de cancelamento é amparada pela Resolução nº 632 do ano de 2014, mas a forma de efetivar o pedido acaba variando de uma operadora para outra. Algumas fazem o cancelamento do serviço em 24 horas, enquanto outras mantêm o prazo de 30 dias.

Pensando em uma maior tranquilidade e segurança, é importante ficar bem atento a alguns pontos do contrato quando vai adquirir o produto, para não ter problemas ou dificuldades para cancelar o serviço. Muitas vezes, há cláusula de fidelidade, então a empresa que quer cancelar antes de vencer o prazo, precisa pagar uma multa de rompimento do contrato. Veja esse artigo que preparamos e saiba mais sobre como funciona a fidelização de contratos de telefonia.

Bloqueio suspensão e cancelamento de telefonia – Qual a melhor decisão?

bloqueio suspensão e cancelamento de telefonia

O primeiro passo para tomar a melhor decisão entre bloqueio suspensão e cancelamento de telefonia você já fez, que é saber o que significa e as diferenças entre cada uma dessas ações. Agora para tornar sua decisão ainda mais assertiva, veja abaixo algumas dicas que separamos e que sem dúvida podem auxiliar no momento da escolha.

Monitore o serviço de telefonia

Para decidir entre bloqueio suspensão e cancelamento de telefonia, você precisa ter certeza sobre o que está sendo oferecido pela operadora. E também quais são as reais necessidades da sua empresa em relação a esse serviço. Então, para isso, a dica é criar uma frequência de análise da fatura de telefone celular e fixo, assim como de internet.

Efetuando esse monitoramento regular do serviço que a operadora presta, fica fácil identificar quando cancelar é a melhor opção ou então se é melhor efetuar uma mudança de plano, por exemplo. Por isso, faça uma análise minuciosa e verifique se todos os serviços de telefonia estão sendo usados no momento, ou se são realmente necessários dentro de sua corporação. Do contrário, o melhor mesmo é optar pelo cancelamento.

Mas, antes de prosseguir com o cancelamento verifique bem o contrato de prestação de serviço, pois as vezes a multa por cancelamento tende a ser mais cara do que manter o serviço ativo.

Verifique formas de negociar com a empresa

Ao perceber que precisa recorrer ao cancelamento, verifique com a operadora que fornece o serviço a possibilidade de uma melhor negociação. Mas, para isso, tenha um inventário referente as necessidade da sua empresa. Assim, ao tentar negociar, já saberá exatamente:

  • As necessidades atuais da empresa;
  • O número de linhas que são necessárias para atender a organização;
  • O pacote de dados oferecido e o que a empresa realmente precisa;
  • A vigência do contrato existente.

Além disso, realize uma pesquisa de preço e exponha para a operadora o que a sua empresa tem capacidade de pagar. Não fique engessado em uma operadora apenas, abra as possibilidades de negociação com outras, para que seja possível realizar a comparação e até mesmo pleitear que sua operadora atual cubra o preço das outras.

Sobretudo, no momento de decidir entre bloqueio, suspensão e cancelamento de telefonia é necessário estar aberto a possibilidade de mudanças. Ainda que essa operadora atenda suas demandas, não deixe de estar atualizado e cogitando realizar a troca se preciso.

Faça a automação dos serviços de telecom

Os custos, são a principal preocupação dentro de uma empresa. Então, saber quais são eles é fundamental, até mesmo para que seja possível fazer os ajustes necessários. O melhor método é contar com um sistema de gestão de serviços telecom.

Com um programa de gestão de telecom eficiente é possível ter uma noção maior do uso dos serviços, assim como os pontos importantes do contrato, como: multa, duração da fidelidade, tempo de duração do contrato. Assim, como também é possível ficar ciente sobre os serviços que devem ser ofertados pela empresa.

Além disso, com um software de gestão de serviços telecom, você consegue ter mais clareza na hora de:

  • Ter os relatórios que auxiliam nas tomadas de decisões em relação aos serviços;
  • Auditar faturas;
  • Fazer monitoramento dos funcionários que usam o plano;
  • Observar valores cobrados a mais;
  • Perceber melhores planos de outras operadoras;
  • Realizar os pagamentos.

Desse modo, o melhor caminho seja para bloqueio, suspensão e cancelamento de telefonia é fazer uma análise minuciosa, buscando compreender a melhor opção para a sua empresa. E claro, estando sempre bem amparado por um sistema de gestão de telecom eficiente para não tomar uma decisão que gere ainda mais custos.

Portanto, optar entre bloqueio, suspensão e cancelamento de telefonia não deixam de ser ações estratégicas que podem ser utilizadas pela empresa para os mais diferentes objetivos. Mas principalmente, para otimização de recursos e redução de gastos. E para garantir a melhor escolha entre cada uma dessas práticas, vale a pena considerar o suporte de uma gestão de telecom corporativa de alto nível.  

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