Entenda por que suas faturas não chegam e o que fazer

Categorias

O que quer ver hoje?

Posts

Últimas postagens

faturas não chegam

Compartilhe esse post

Com o objetivo de reduzir custos e, ao mesmo tempo, auxiliar na preservação do meio ambiente, muitas operadoras de telefonia deixaram de enviar as faturas via correios e passaram a usar o email, whatsapp e até app próprio para efetuar suas cobranças. Contudo, muitos consumidores passaram a reclamar que as faturas não chegam no prazo certo.

Para empresas, situações como essas acabam gerando um grande problema. Isso porque clientes corporativos geralmente possuem várias linhas para administrar. E quando as faturas não chegam ou atrasam, isso se reflete em juros e multas por atraso que deixam os custos ainda mais altos.

Se a sua empresa já passou ou então passa por esse tipo de problema, continue sua leitura. E veja agora o que fazer para amenizar os transtornos quando as faturas não chegam. Confira!

Por que as faturas não chegam?

Atrasos no recebimento de faturas podem ocorrer por vários motivos. Quando falamos de faturas enviadas por correio, fatores como atrasos nas postagens por parte das operadoras ou até greve nos serviços de entrega podem levar a entregas de faturas fora do prazo.

O método de envio por e-mail, também está suscetível a ocorrência de falhas. Por ser um método de disparo de e-mail automático, o e-mail corporativo pode identificar o envio da fatura como um SPAM e encaminhar o documento direto para lixeira, por exemplo.

Outro problema muito recorrente envolvendo o envio das faturas é a emissão muito próxima da data de vencimento. Quando isso acontece, as chances de haver emissão de juros e multas por pagamentos em atrasos é alta. O que quase sempre se torna um problema enorme para clientes corporativos.

O que acontece quando as faturas não chegam?

Não receber a fatura no prazo é algo que pode gerar vários transtornos. Para começar, a ausência da fatura dificulta o controle dos gastos com telefonia pelo consumidor.

A partir do momento em que o cliente não está com as faturas em mãos, ele não tem acesso ao detalhamento de uso do serviço. O que por sua vez lhe impede de identificar possíveis cobranças indevidas, aplicação incorreta de tarifas, pacotes de dados que não foram contratados entre outras informações importantes.

Além disso, sem a fatura há um risco maior do pagamento ocorrer com atraso. E quando isso acontece, as operadoras de telefonia costumam limitar o acesso a determinados serviços como roaming internacional, pacote de dados extras entre outros, sem falar que também não é possível fazer solicitações junto as operadoras até que a conta esteja em dia. Dependendo da situação, o não pagamento da fatura pode até mesmo incorrer no bloqueio do serviço de internet e telefonia.

No meio corporativo isso acaba gerando muitos transtornos, sobretudo considerando que boa parte da comunicação interna e externa, entre outras operações consideradas indispensáveis ao funcionamento da corporação envolve os serviços de telefonia.

Por isso, encontrar meios de resolver rapidamente o problema quando as faturas não chegam é essencial.

O acesso a fatura é um direito garantido por Lei

Ter a fatura é um direito do consumidor e está garantido na Resolução nº 632/2014 da Anatel, mais especificamente no artigo 76. Inclusive, segundo esta resolução, a empresa tem o prazo mínimo de 5 dias de antecedência para efetuar a entrega da cobrança ao consumidor.

Fora essa resolução da Anatel, em alguns estados também existem leis que visam assegura esse direito. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Lei n°5190/2008 estabelece que as empresas, sejam elas públicas ou privadas, que prestam serviços no estado devem enviar aos clientes as cobranças de pagamento no prazo mínimo de 10 dias antes do vencimento. Caso isso não aconteça, o cliente poderá ser indenizado em R$240,66 pelo descumprimento da legislação.

As faturas não chegam – Saiba agora o que fazer

faturas não chegam

Pensando em reduzir todos os problemas que acontecem quando as faturas não chegam existem algumas soluções que podem ser adotadas, visando inclusive prevenir desconfortos com as empresas de telefonia.

Observe abaixo as formas de minimizar os problemas relacionados às faturas que não chegam:

1.     Entre diretamente no portal da operadora de telefonia

As faturas não chegam em tempo hábil e sua empresa está com problemas em relação a isso? Normalmente, as operadoras que prestam serviços de telefonia disponibilizam um portal para que seus clientes tenham acesso online ao documento. Para ter acesso, basta fazer o cadastro junto ao portal e com login e senha você pode acessar a fatura, tanto detalhada quanto resumida.

Desse modo, ainda que não tenha recebido a fatura física, é possível fazer a emissão da segunda via e efetuar o pagamento dentro do prazo, minimizando os prejuízos. Se a sua operadora não conta com um portal, ou então você tentou emitir segunda via da fatura e não conseguiu, o ideal é que entre em contato direto com a empresa de telefonia por seus canais de atendimento para relatar o problema.

2. Entre em contato com a sua operadora

Qualquer que seja o problema que sua empresa tenha envolvendo os serviços de telefonia, o primeiro passo sempre deve ser entrar em contato com a operadora. Inclusive, esta é uma recomendação que os próprios órgãos como Anatel e Procon estabelecem nesse tipo de situação.

Caso seu problema não seja resolvido em tempo hábil, então o próximo passo é recorrer aos órgãos de regulamentação para informar o problema. Nos casos em que a fatura já está em atraso, aproveite esse contato para fazer a negociação da dívida. Você pode até mesmo relatar todo o problema, para justificar o atraso e pleitear um desconto sobre juros e multas.

Não esqueça, que sempre ao ligar para a operadora é importante deixar anotado e guardado o número de protocolo do atendimento. Assim, é possível comprovar a tentativa de solução do problema junto a operadora.

Além disso, quando as operadoras são notificadas pelos clientes de que as faturas não chegam, é comum que elas queiram fornecer apenas o código de barras para pagamento. Se isto ocorrer, não aceite. Exija o recebimento da fatura detalhada, pois somente assim terá condições de verificar tudo o que está sendo cobrado em sua fatura.

3. Utilize um sistema de gestão de telecom eficiente

Normalmente, o meio corporativo envolve o uso de várias linhas e planos de telefonia. Então, manter o controle sobre todas elas para que tudo funcione conforme deveria nem sempre é fácil.

Um sistema de gestão de telecom serve justamente para garantir um acompanhamento mais eficiente nesse quesito. Por meio de um sistema de gestão de telecom é possível gerenciar melhor os recursos de telefonia, monitorar prazos de vencimento e, com isso evitar os inúmeros transtornos gerados quando as faturas não chegam.

Existe outra forma de receber as faturas?

No geral, as formas de receber faturas atualmente são duas: através dos correios e no formato digital, seja através do e-mail ou emissão pelo portal da operadora de serviço telecom.

O método antigo ainda pode ser uma opção! Receber as faturas na empresa, impressa e pelo correio é uma forma segura, mas que, como já dito anteriormente, vem sendo cada vez menos utilizada. Seja por questões de economia nos custos da emissão das faturas, seja por questões de sustentabilidade.

Então, quando as faturas não chegam, usar o portal da operadora para emissão da segunda via do documento é a opção mais assertiva. Isso garante comunicação direta com a operadora e não depende da logística de correios ou possíveis erros gerados no envio do e-mail.

Sem falar que o portal da operadora é um local mais seguro para fazer esse tipo de emissão. Afinal, a fatura, assim como qualquer outro documento de cobrança, contém dados confidenciais em relação a sua empresa, como CNPJ, informações de contato e endereço. Quando você usa o portal, evita vazamento desses dados.

Não sabe qual o portal da operadora?

Veja abaixo a lista com as principais operadoras e seus portais:

  • Algar Telecom – www.algartelecom.com.br/empresas;
  • Operadora Claro móvel – www.contaonline.claro.com.br. Para o Claro Fixo o portal é www.minhaclaroresidencial.claro.com.br;
  • Embratel o- www.embratel.com.br/embratelonline;
  • Operadora TIM – www.meutim.tim.com.br;
  • Operadora Vivo www.vivo.com.br.

Pensando em todos os pontos abordados até aqui, sobre os possíveis problemas gerados pelo atraso no pagamento das faturas de serviços telecom, o melhor cenário é adquirir um programa de gestão desses serviços.

Desse modo, você garante o pagamento no dia e evita juros e multas. Mas, além disso, consegue observar todos os valores que não são adequados e então pode solicitar os ajustes de planos, conforme as necessidades reais da empresa.

Contar com este recurso não é um gasto, mas um investimento que oferece um retorno muito positivo, pois além de diminuir o estresse na hora do pagamento e gerenciamento da fatura reduz os custos e otimiza os serviços.

Portanto, agora que já sabe quais são os transtornos que ocorrem quando as faturas não chegam e o que fazer para sanar o problema, adote as medidas necessárias e evite prejuízos com pagamento de multas e juros por atraso.

Compartilhe esse post

Está pronto para economizar?

Fale conosco.

Este site utiliza cookies para melhor experiência durante a visita. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.