Veja a seguir a importância de investir em tecnologias como o MDM no Home Office da sua empresa
A transformação digital que vem ocorrendo nos últimos anos, sobretudo durante a Pandemia do Coronavírus (COVID-19), impulsionou o trabalho remoto e híbrido nas empresas.
Inclusive, segundo estudo da Google Worksapce, esse modelo já é adotado por 56% das organizações em 2022. E a tendência é que continue a se propagar nos próximos anos em razão da flexibilidade na gestão de demandas e maior produtividade que oferece.
Mas, para garantir esses e outros benefícios é preciso investir em soluções de telecom que possam facilitar o monitoramento de todos os recursos envolvidos nesse sistema de trabalho. E é justamente nesse ponto que entra a importância do MDM no Home Office.
Acompanhe conosco essa leitura e entenda mais sobre o que é o MDM e como essa tecnologia pode auxiliar na gestão do trabalho remoto da sua empresa e garantir maiores benefícios corporativos. Confira!
O que é MDM?
MDM é a sigla para Mobile Device Management, que traduzindo para o português significa “Gerenciamento de Dispositivos Móveis”.
Na prática, o MDM corresponde a um programa que as empresas normalmente usam para gerenciar seus ativos móveis como celulares, tables, notebooks e iPads.
O MDM é compatível com a maioria dos sistemas operacionais existentes no mercado, como iOS, Windows, Android, entre outros. E seu principal objetivo consiste no gerenciamento de dispositivos móveis utilizados por colaboradores de uma empresa.
Ter uma ferramenta de apoio como essa é muito útil para as organizações, sobretudo aquelas que operam em Home Office ou com sistemas híbridos de trabalho. Afinal, por meio do MDM é possível:
- Reduzir custos
- Fazer o controle do inventário
- Elevar a proteção contra roubos e furtos através do rastreio via satélite
- Promover a gestão remota de aplicativos
- Controlar o acesso a dados sigilosos
- Evitar o uso inadequado de determinado recurso
Como funciona o MDM no Home Office?
O correto gerenciamento dos dispositivos móveis através do MDM envolve basicamente dois elementos. O primeiro é o servidor MDM que fica hospedado em um Data Center. E o segundo é o software MDM que deve ser instalado no disposto móvel com acesso aos dados corporativos da sua equipe remota.
A partir desse momento, os gestores conseguem ter um controle efetivo sobre os dispositivos móveis da empresa, tudo centralizado em uma única plataforma, garantindo desse modo uma visão macro sobre como esses recursos estão sendo usados e o que está sendo acessado através deles.
Qual a importância do MDM no Home Office
O MDM no Home Office é um recurso fundamental para garantir uma gestão remota dos dispositivos móveis mais eficiente. Ou seja, com essa tecnologia não existe a necessidade do departamento de TI ter acesso a vários dispositivos para realizar instalações, atualizações ou bloqueio de funções nos aparelhos.
Tudo é feito ao mesmo tempo e a partir de uma só plataforma. Com isso, evita-se a necessidade de deslocamento da equipe para execução dessas atividades.
Mas, existe vários outros motivos que justificam a importância de usar o MDM no Home Office. Abaixo listamos alguns dos principais, confira!
O MDM no Home Office promove um maior controle de acesso
O MDM ajuda a diminuir as vulnerabilidades dos aparelhos, uma vez que promove um maior controle de acessos. Ou seja, uma vez instalado nos dispositivos, esse software ativa determinadas restrições que geralmente estão alinhadas a política de segurança da empresa.
Com isso, evita-se o acesso a determinados sites ou mesmo o download de apps que não fazem parte da rotina de trabalho do colaborador. Essa ação contribui, por exemplo, na hora de impedir que aplicativos com recursos maliciosos sejam integrados a rede da empresa e possam gerar prejuízos ao sistema ou até mesmo favorecer a ação de cibercriminosos.
Segurança de dados
O uso de MDM no Home Office também viabiliza um maior fortalecimento no quesito segurança. Isso porque essa tecnologia apresenta funcionalidades como a geolocalização, por exemplo, que permite rastrear dispositivos e, com isso, garantir mais proteção contra furtos e roubos.
Além disso, o MDM também é capaz de fornecer criptografia para alguns dispositivos, reforçando a segurança dos dados da empresa e de seus clientes. Sem contar que essa tecnologia também inviabiliza a alteração ou remoção de apps dos dispositivos móveis.
O MDM no Home Office proporciona maior produtividade
Muitas vezes no trabalho remoto, é possível que alguns colaboradores não sigam seus horários de trabalho. O que, por sua vez, acaba prejudicando o andamento das atividades, tanto do funcionário quanto da equipe como um todo.
Com o MDM no Home Office é possível monitorar ou mesmo realizar o bloqueio de consumo sobre determinado dispositivo ou até mesmo a realização de chamadas fora do expediente. Isso sem dúvida é algo que torna o trabalho da equipe muito mais produtivo, compactuando com os objetivos corporativos.
Redução de custos
O gerenciamento remoto através do MDM no Home Office também contribui para uma redução nas despesas. Isso porque, esse recurso demonstra exatamente quando um colaborador está usando um volume de dados além do necessário para suas atividades habituais.
Desse modo, com esse controle de consumo é possível definir o que cada membro da equipe necessita para executar suas tarefas e, a partir disso, efetuar bloqueios ou liberar acessos a determinados apps ou sites visando garantir um melhor resultado, com custos mais ajustados.
Configuração de dispositivos alinhadas as normas da empresa
Com o MDM as soluções corporativas funcionam de acordo com as normas organizacionais através da configuração dos dispositivos, estabelecendo softwares a serem instalados e consolidando critérios que norteiam a usabilidade desses aparelhos e aplicações.
Distribuição de conteúdo
Com uma configuração eficiente e a padronização de aplicativos presentes nos dispositivos a empresa tem condições que são favoráveis para a distribuição de informações importantes a colaboradores através de programas de e-mail ou app de comunicação institucional promovendo também a interação com membros da comunidade.
Inventário
Com o recurso MDM é possível ter uma noção muito mais exata da quantidade de dispositivos sendo utilizados durante determinados períodos. Este é um dado relevante, pois possibilita aos gestores verificar se a empresa conta com a quantidade de ativos ideais para atender a sua equipe.
Como evitar falhas no gerenciamento remoto através do MDM no Home Office?
Um dos grandes objetivos de aplicar o MDM no Home Office ou no trabalho híbrido é gerenciar os dispositivos móveis e garantir a eficiência e produtividade da equipe através das boas práticas da política corporativa.
Mas, para que isso aconteça é preciso adotar algumas medidas visando mitigar as falhas durante a implementação dessa tecnologia na rotina corporativa e dos membros que operam em Home Office. Por isso apresentamos um passo a passo para evitar essas falhas no gerenciamento remoto através do MDM, confira:
Antes de tudo faça um planejamento
Para implantar o MDM no Home Office da sua instituição é preciso se planejar. Por isso antes de tudo busque entender o contexto geral de uso na empresa. Ou seja, conhecer os dispositivos e sistemas operacionais utilizados e suas principais características.
Já que é a partir desses aparelhos que o MDM funciona. Além disso, a melhor maneira de entender melhor e se planejar para aplicar o sistema é através de um inventário de ativos que precisa ser construído no início, mas também atualizado com frequência.
Com isso feito é possível definir várias questões do gerenciamento corporativo como o uso de dados, aplicativos, regras gerias e distribuição de arquivos.
Avalie as plataformas
Após o planejamento o ideal é que se avalie as plataformas de MDM no Home Office, verificando sua complexidade, limitação e formas de customização com o objetivo de alinhar às reais necessidades da empresa.
Afinal, de nada adianta ter um sistema de gestão de dispositivos se a ferramenta e as soluções apresentadas não oferecem relatórios e benefícios que a empresa realmente necessita. Então, fazer essa inspeção sobre a plataforma de MDM é fundamental para um processo de gestão eficaz e que corresponda as expectativas da corporação.
Procure evitar os erros comuns
Com análise das necessidades corporativas e avaliação de plataformas que atendam as reais necessidades da empresa feitas, é hora de se deparar com problemas na usabilidade da ferramenta e entender os erros comuns para que deixem de ocorrer já no princípio.
A começar por não negligenciar as atualizações que são uma etapa fundamental e necessária para que a ferramenta de MDM no Home Office funcione perfeitamente, mas também para manter a segurança dos aparelhos e dados envolvidos.
Além desse erro comum é preciso considerar as experiências dos usuários ao optar por equipamentos, por isso leve em consideração uma análise geral de cada colaborador e aparelho escolhido compactuando para uma boa produtividade.
Os benefícios e a importância de aplicar soluções de MDM no Home Office e também no modelo de trabalho híbrido são fundamentais para a produtividade e melhor gestão das equipes que operam nesse modelo de trabalho, além de contribuírem significativamente para proteção e segurança de dados atendendo aos parâmetros exigidos pela LGPD.
Desse modo, se sua empresa ainda não possui um sistema de gerenciamento remoto como o MDM, implemente logo esta solução e garanta mais eficiência, segurança e praticidade na hora de monitorar e controlar os dispositivos móveis usados por sua equipe em Home Office.