Qual a melhor opção: portar ou renovar com a operadora de telefonia?

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Entre muitas decisões que a gestão de telecom precisa tomar dentro de uma empresa, a escolha entre portar ou renovar seu número de telefone sem dúvida é uma das mais importantes. Afinal, dependendo da ação escolhida, é possível garantir melhores resultados e menos custos para a organização.

Contudo, só se chega a esse ponto, quando se compreende que portabilidade e renovação são processos diferentes, pois assim será possível analisar os benefícios de cada opção e ver qual delas tem mais a oferecer para o negócio.

Se a sua fidelidade contratual venceu e agora você está no dilema sem saber se deve portar ou renovar seu número, continue lendo esse artigo e entenda mais sobre a diferença entre essas duas ações para, então, decidir entre a portabilidade e a renovação de plano. Boa leitura!

Portar ou renovar o número? Entenda cada um desses processos

Segundo dados da Anatel, em de março de 2022, o Brasil conta com cerca de 258 milhões de aparelhos de celular em atividade. E o domínio dessas linhas basicamente estão com 4 operadoras:

  • Vivo correspondendo a uma parcela de 33%;
  • Claro correspondendo a 27,8%;
  • Tim a porcentagem é um pouco menor, representando 20,3% do total;
  • Oi com a menor porcentagem, representando 16,3%.

Com o objetivo de elevar o nível de satisfação dos usuários de planos de telefonia, as operadoras oferecem atualmente a possibilidade do consumidor de portar seu número para a operadora que deseja, ou então renovar seu plano caso esteja satisfeito com os serviços de telefonia prestados.

Acontece que muitas empresas quando se deparam com essas possibilidades ao final da fidelidade contratual, ficam na dúvida sobre qual opção é a mais vantajosa para o negócio. Para obter essa resposta, primeiramente é necessário entender o que é e a diferença entre cada opção.

Portabilidade

Antigamente, o cliente de serviço de telefonia estava fadado a se manter com uma operadora, caso não quisesse perder seu número. Hoje em dia, existe a portabilidade para solucionar esse problema.

Com a portabilidade, o cliente tem liberdade para usar o plano e a operadora que melhor lhe atender naquele momento. Então a portabilidade nada mais é que o direito de decidir por melhores condições de planos e qualidade no serviço prestado.

Esse direito é garantido pela Resolução n° 460/2007, tanto para as pessoas físicas, como para as pessoas jurídicas.  Isso aumentou a competitividade entre os serviços de telefonia, dando mais alternativas para os usuários.

No Brasil, existem 3 possibilidades onde os usuários podem efetuar a portabilidade numérica:

  • Portabilidade de plano: é quando há uma mudança no plano contratado com a operadora, mas não há a necessidade de mudança no número. Independentemente, desse plano ser pré-pago, controle ou pós-pago;
  • Portabilidade de operadora: é um tipo de portabilidade mais comum, que permite ao cliente realizar a troca de empresa que fornece o serviço de telefonia, sem ter que adquirir um novo número de telefone;
  • Portabilidade de endereço: é um tipo de portabilidade destinado a telefones fixos, ela permite que você faça a troca de endereço e a linha do telefone fixo vá junto.

Por vezes, a portabilidade numérica não é considerada pelos gestores de telecom por acharem que se trata de um processo trabalhoso e burocrático. Contudo, hoje em dia, a troca de operadoras já é feita de uma forma bem mais prática e ágil, oferecendo valores mais agressivos e benefícios exclusivos para a empresa.

Como fazer a portabilidade?

As formas de solicitar a portabilidade são bem simples. Nesse caso, a empresa contratante deve fazer contato com a operadora que deseja fazer a contratação. A contratação da operadora, pode ser realizada de forma física em uma loja. Ou ainda pode ser solicitada de forma digital ou pelo atendimento telefônico.

Para solicitar essa portabilidade é importante que o cliente seja o titular da conta, independente da solicitação ser feita presencialmente ou virtual. No caso, de alterações de titularidade, a solicitação deve ser feita após a conclusão do processo de portabilidade.

No momento em que é feita essa solicitação na operadora será vinculado um protocolo ao pedido de portabilidade numérica. Com esse código é possível que o cliente faça o acompanhamento em relação ao andamento do processo, sempre que quiser. A taxa cobrada por esse tipo de serviço é, em média, de R$ 4,00, mas nem sempre a operadora efetua essa cobrança.

Além disso, ao realizar a portabilidade mantenha a atenção em relação ao contrato, para que fique bem claro o período de fidelização e as multas caso esse tempo seja quebrado. A fim de evitar custos no futuro.

Renovação

A renovação de número de telefone, por sua vez, trata-se de um processo, em que o usuário do serviço de telefonia não deseja fazer a mudança de operadora. Sobretudo porque entende que o plano oferecido tem condições de suprir as necessidades da empresa em termos de qualidade, eficiência e preço.

Em outras palavras, corresponde a manutenção do serviço de telefonia que a empresa já utiliza. Manter esse vínculo, para muitas organizações, corresponde a uma opção mais segura do que trocar de operadora. Afinal, você já conhece os serviços e sabe do potencial que a operadora que já utiliza possui, então seguir em outra direção pode representar um risco.

Porém, permanecer na zona de conforto e não considerar outras possibilidades como a portabilidade numérica nem sempre é a melhor decisão. Principalmente porque sua empresa pode estar deixando de aproveitar benefícios melhores e que agregam mais valor ao negócio com outras operadoras.

Renovar plano exige cautela

A renovação do plano não é uma decisão que deve ser tomada no impulso. Ela precisa ser embasada em análises do perfil de consumo, qualidade do serviço prestado, valor do plano entre outros quesitos. Nesse caso, contar com uma gestão de telefonia eficiente assessorando bem essa parte, faz toda a diferença. Afinal, com esse suporte há uma parametrização de consumo em relação a cada tipo de serviço, deixando mais clara a necessidade e tipo de plano.

Muitos clientes associam que a portabilidade é a melhor opção quando se trata de barganha. Porém, muitas vezes a renovação permite essa negociação dos serviços e valores prestados. Isso porque geralmente durante a renovação dos serviços, a operadora abre margem para uma atualização dos valores cobrados pelo tipo de plano. Além de obtenção de benefícios e vantagens. 

Contudo, a atenção maior entre portar ou renovar um plano, está ligada à fidelidade de cada tipo de contrato. Pois, quando acontece a portabilidade de plano, o período de fidelidade do contrato é renovado, então cancelamentos posteriores podem acarretar custos envolvidos durante um dos processos. Já apenas durante a renovação, a fidelidade já vai ter sido concluída pela empresa cliente.

Portar ou renovar fixo e celular tem diferença?

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Na verdade, não há diferença entre portar ou renovar telefonia móvel ou fixa. A solicitação pode acontecer desde que seja feita na mesma área de atuação inicial. Por exemplo, não há como solicitar a portabilidade de um número do Rio Grande do Sul, para Santa Catarina.

A portabilidade é uma excelente opção para as empresas, pois com a mudança de endereço não é necessário perder o número e com isso acabar perdendo alguns clientes. O tempo de conclusão para o processo de portabilidade é de até 72 horas.

Além de você poder realizar portabilidade de número fixo e móvel, também é possível manter o número e utilizar serviços de operadora VOIP. Mas este ainda é um processo novo, com pouco amparo da regulamentação da Anatel. Então, nem todas as portabilidades desse tipo são aceitas.

Além disso, o tempo para que o processo de portabilidade para o serviço VOIP seja concluído, é maior, com um prazo mínimo de 5 dias e máximo de 15 dias. Lembrando que o processo inverso sempre é autorizado, ou seja, passar um número VOIP, para operadora com convencional é mais fácil.

No entanto, durante a solicitação da portabilidade, o número segue em funcionamento, até que seja concretizado, sendo responsabilidade da empresa informar o horário e data que vai ser feita a concretização.

Como saber qual opção é melhor para empresa se portar ou renovar o número?

A maior dúvida que as empresas têm entre portar ou renovar um plano, está associado aos benefícios que cada opção pode oferecer ou em quais circunstância cada ação é mais indicada.

A Portabilidade é uma opção mais viável quando o usuário está insatisfeito com o serviço prestado por sua operadora atual. Seja em função da qualidade do serviço, quedas constantes de sinal, preços altos ou então por qualquer outro motivo.

Desse modo, fazer a portabilidade numérica nessa circunstância é algo que permite à empresa buscar a contratação de pacotes mais vantajosos ou se vincular a operadoras que possam otimizar o uso dos recursos de telefonia da corporação.

Mas atenção!

É importante que, ao fazer a portabilidade, a empresa fique atenta quanto as cláusulas de fidelidade, assim como as regras e condições para uso do novo serviço. Do contrário, qualquer descuido pode resultar em cobranças de multas e outras consequências que tornarão a mudança de operadora menos assertiva para o negócio.

Enquanto isso, a renovação se mostra uma opção mais atrativa para clientes que estão satisfeitos com o serviço de telefonia atual. Ou seja, se sua empresa analisou o serviço prestado, as condições de preço e recursos que a operadora oferece e percebeu que ela atende a empresa e suas necessidades em todos os sentidos, não tem porque investir na portabilidade.

O melhor nesse caso seria a renovação, pois mudar de plano sem um motivo consistente pode representar um risco desnecessário para a organização, uma vez que pode acabar trocando um bom serviço, por um que não lhe atende como deveria e sem benefícios financeiros. Portanto, como pode perceber, portar ou renovar são ações que podem oferecer benefícios para a empresa. Mas, para isso, é preciso analisar estrategicamente cada opção, focando sempre na busca da alternativa que ofereça o melhor custo benefício para o seu negócio.

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