SIP e VoiP: Entenda a diferença

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A presença de novas tecnologias na rotina operacional de uma empresa é fundamental em vários setores. No departamento de telefonia não é diferente, já que existem soluções capazes não só de otimizar a comunicação interna e externa nas organizações, mas também de reduzir custos e elevar a produtividade. Entre elas estão o SIP e VoIP.

De modo geral, o SIP é um código aberto livre com servidor proxy que ajuda a definir de que forma a comunicação será realizada. Já o VoIP é uma tecnologia que permite a realização de chamadas por vídeo e áudio por meio de qualquer mídia conectada a internet.

Embora sejam tecnologias que usam a internet para viabilizar a comunicação com outras pessoas, cada uma delas possui suas peculiaridades e aplicações distintas. Então, para saber em qual solução investir para melhorar o serviço de telefonia na sua empresa, é essencial que você conheça a fundo cada uma dessas opções.

E para ajudar você nesse quesito, preparamos esse artigo completo com informações úteis sobre SIP e VoIP e suas diferenças. Confira!

O que é SIP?

SIP é a sigla para Session Initiation Protocol, que em portugues significa Protocolo de Iniciação de Sessão. Basicamente trata-se de um código aberto que qualquer pessoa pode usar para se comunicar.

Em outras palavras, o SIP corresponde a um protocolo que viabiliza a comunicação por meio do VoIP. É como se o SIP fosse o caminho e o VoIP o veículo que conduz a troca de mensagens por esse caminho. Nele, há um servidor proxy responsável por encaminhar as chamadas para o servidor correto, assim como um sistema completo de registro que armazena de forma estruturada os dados das chamadas, permitindo desse modo um monitoramento eficaz dessas informações.

A princípio, o SIP foi criado para uso exclusivo em sistemas de telefonia, mas hoje em dia já pode ser aplicado em muitas plataformas, como:

  • Ambiente corporativo para reuniões que exijam proteção e sigilo em relação as informações compartilhadas;
  • Redes de ensino;
  • Gestão de produtos comerciais, jogos e ensino.

A diversidade de serviços de telefonia e recursos que a tecnologia SIP proporciona é o que garante aos gestores melhorias consideráveis em sua rede de comunicação interna e externa. Um exemplo é o serviço de tronco de voz, que permite o recebimento de ligações de voz a partir de linhas telefônicas virtuais.

O tronco de voz funciona fazendo a junção entre a central de telefonia corporativa com as operadoras telefônicas. Assim é possível realizar e receber ligações externas por meio de várias linhas telefônicas. Ou seja, este serviço de telecom viabiliza inúmeros canais de comunicação com a operadora, além de incorporar a tecnologia de criptografia nas chamadas, elevando o nível de segurança na comunicação.

O que é Voip?

A sigla VoIP significa Voice over Internet Protocol, ou então Voz sobre Protocolo de Internet em portugues. Trata-se basicamente de uma tecnologia que veio para substituir o sistema de telefonia convencional. Basicamente, essa solução usa a internet para viabilizar a comunicação com outras pessoas. Ou seja, com o VoIP é possível realizar chamadas de vídeo e áudio através de mídias conectadas à internet.

O compartilhamento de informações e dados através dessa tecnologia é bem simples. No geral, as mensagens trocadas por VoIP são convertidas em pacotes de dados, que são conduzidos pela internet até chegar o receptor, onde sofrem uma nova conversão e se transformam em áudio para uma melhor compreensão. Todo esse processo ocorre em frações de segundos para que a comunicação aconteça com qualidade e em tempo real.

Como a tecnologia VoiP não funciona com base em um sistema de telefonia convencional, as ligações feitas por ele se tornam mais econômicas e, portanto, vem fazendo parte de cada vez mais setores corporativos, sobretudo daqueles que precisam realizar trabalhos em contextos remotos.

SIP e Voip – qual a diferença

Tão importante quanto compreender o que é SIP e VoiP, é saber quais são as principais diferenças que há entre essas duas soluções de telefonia.

O SIP, por exemplo, é um sistema responsável por administrar as sessões multimídia. Enquanto isso, o VoIP é uma tecnologia que somente permite chamadas de voz por meio de uma internet IP. Além disso, qualquer mídia pode ser transportada através do SIP. Por outro lado, o VoIP só transporta mensagens e chamadas de voz.

Outra diferença entre SIP e VoiP está no funcionamento dos seus dispositivos. Enquanto que no SIP os dispositivos funcionam de modo independente de outros e só exigem apenas o modem para viabilizar a comunicação, no VoIP os dispositivos necessitam de um computador integrado para realizar e receber as chamadas.

Outro detalhe é que no SIP as funções separadas são atendidas por módulos separados e é justamente isso que faz com que essa tecnologia consiga manipular um grande volume de dados e tráfego. Já no VoIp, o controle de todas as funções é feita por um único sistema, o que limita bastante o seu controle sobre o fluxo de dados.

Sip e Voip – Principais vantagens

Independemente das diferenças que existem entre SIP e VoIP, ambas as tecnologias possuem vantagens importantes que uma empresa deve considerar. Veja abaixo algumas delas:

Vantagens do SIP

A primeira vantagem que podemos citar em relação ao SIP está em seu servidor de direcionamento. Através dele é possível conduzir a troca de mensagens do emissor ao receptor sem qualquer tipo de interferência. Além disso, o servidor proxy também favorece a comunicação, uma vez que analisa o destino e encaminha a comunicação com tranquilidade.

Outro recurso do SIP é seu contador de tempo, que computa as ligações recebidas e realizadas. Como resultado, esse processo gera dados uteis que podem auxiliar no faturamento das contas telefônicas e até na hora de avaliar como o serviço de telefonia da empresa está sendo utilizado pela equipe.

Os protocolos SIP também são vantajosos no quesito segurança. Isso porque, dois servidores, um que faz o reconhecimento instantâneo da localização da chamada de destino e outro que unifica as informações relacionadas ao direcionamento dos dados, tornando assim a troca de mensagens muito mais sigilosa e segura.

Vantagens do VoIP

Assim como o SIP, a tecnologia VoIP também oferece algumas vantagens interessantes. O primeiro ponto e o mais apreciado por quem utiliza esse protocolo é a redução nos custos.

Sabemos que os serviços de telefonia oferecidos pelas operadoras brasileiras têm um custo bem elevado para as empresas. Isso acaba impactando bastante o orçamento e fluxo de caixa das instituições. Sem falar que muitas vezes, apesar de pagar muito pelo serviço de telefonia, o pacote não é estável e traz muitos problemas para a empresa.

Com o uso de tecnologia VoIP, todas as chamadas são feitas por meio da internet e isso diminui muito o custo das ligações interurbanas e locais. E por meio dessa tecnologia a comunicação entre ramais é gratuita. O que é muito interessante para empresas com diversas filiais.

Outra vantagem a ser citada é a integração entre setores, pois com o VoIP é possível integrar os setores sem necessidade de locomoção do colaborador, aumentando de forma significativa a produtividade. O melhor de tudo é que o sistema é escalável e fácil de configurar.

Além dessas vantagens já citadas, é necessário comentarmos sobre as funcionalidades adicionais no uso da telefonia convencional. Em serviços comuns de telefonia, a empresa teria que pagar mais por outras funcionalidades.

Enquanto com o uso do VoIP é possível, sem pagamento de nenhuma taxa adicional.

Principais funcionalidades do sistema VoIP:

  • Unidades integradas que melhoram a produtividade dos funcionários;
  • Call-back, que é útil para as empresas de call center, já que é possível trabalha de forma mais ágil e prática;
  • Instalação facilitada;
  • Gravação de ligações;
  • Melhor atendimento ao cliente;
  • Flexibilidade e mobilidade nos ramais;
  • Transferência automática de ligações, quando os ramais estão ocupados;
  • Unidade de resposta audível (URA), com menu personalizado.

Assim, qualquer empresa consegue trabalhar com mas flexibilidade e garantir uma ótima comunicação com equipe e clientes, mas sem pagar muito pelo serviço. A longo e médio prazo é uma economia muito grande no orçamento de quem adere a tecnologia VoIp.

Sip e Voip – Quando cada solução é a mais indicada

Agora que você sabe as diferenças e vantagens do SIP e VoIP, provavelmente deve estar se perguntando quando cada alternativa é indicada. É necessário compreender que apesar de serem tecnologias que se complementam, elas são distintas entre si. E podem ser utilizadas em situações diferentes.

A maneira mais indicada para decidir qual utilizar é conhecer bem o que cada uma oferece e entender qual que é a melhor opção para o seu dia a dia. Isso porque, de acordo com sua demanda dentro da organização é melhor usar um ou outro serviço.

Mas, independente disso, é importante ter em mente que SIP e VoiP são ferramentas valiosas de interação que possibilitam uma comunicação corporativa de excelência. De forma bem simplista podemos definir o uso de SIP e VoiP da seguinte maneira:

  • SIP voltada para o uso de telefonia móvel com método de transferência de dados de forma mais segura do que a telefonia comum;
  • VoIP, é a opção mais interessante para o uso corporativo, possibilitando uma telefonia menos onerosa e de qualidade.

Agora que você conhece o que é SIP e VoiP veja qual desses protocolos são interessantes para você e melhora muito sua experiência de comunicação.

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