Nossa experiência de mercado com empresas líderes, demonstram como as soluções em gestão de custos de Telecomunicação (TEM – Telecom Expense Management Brasil) podem otimizar expressivamente a produtividade e eficiência das companhias.
Assumimos, portanto, como meta a transformação das telecomunicações em agentes estratégicos de economia através dos dispositivos móveis e tecnologia.
Simplificamos, assim, muitos processos administrativos e, como resultado, viabilizamos a plena comunicação interna e externa.
Se está pensando em implantar uma consultoria TEM em seu negócio, primeiramente, conheça um resumo de alguns casos de sucesso Mobilit.
A partir daí, então, observe se há identificação entre os desafios enfrentados por essas empresas e suas necessidades.
Caso de sucesso 1
Em um dos casos, por exemplo, houve uma empresa do ramo de tabaco com mais de 7 mil funcionários enfrentava problemas com altas faturas de roaming internacional de voz e dados. Sem controle e contratos adequados, então, os custos eram altíssimos!
Os novos contratos de roaming da empresa levaram a uma economia mensal de 52%. Além disso, redução em 55% no custo das tarifas, resultando em economia anual de R$ 270.000,00.
Caso de sucesso 2
Ao renovar o seu ativo tecnológico, uma indústria pertencente às 500 Maiores e Melhores da revista EXAME, realizou licitações e modernizou os seus celulares. Redefinindo, portanto, o fornecedor e obtendo redução de 20% nas tarifas.
Assim, a parceria junto a Mobilit agregou mais um importante número aos resultados obtidos, uma economia anual de cerca de R$ 970.000,00.
Caso de sucesso 3
Em outro caso, por exemplo, um prestador de serviços de grande porte apresentava dificuldades em identificar cobranças e pagamentos com custos elevados.
Isto é, valores não condizentes com as estimativas de consumo. Após análise de nossa empresa, foi possível identificar e solicitar o ressarcimento de cobranças indevidas.
Depois disso, a empresa em questão obteve reembolso referente à um período de 12 meses, equivalente a R$ 1.800.000,00.
Caso de sucesso 4
A hora de efetuar pagamentos e rateios pode ser bem problemática para a maioria das empresas.
Mas, com a organização e automação de processos uma empresa no ramo de papel e celulose; ela passou a pagar 99% das suas faturas eletronicamente. Portanto, reduzindo os custos em 50% e automatizando 100% o rateio entre os setores.
Caso de sucesso 5
Por vezes o problema pode ser resolvido pela simples conscientização, como foi o caso de um prestador de serviços de médio porte, através de uma consultoria sobre o uso correto da telefonia fixa.
Primeiramente, ele objetivou e alcançou redução de 20% nos custos. Consequentemente isto, proporcionou uma economia anual de R$ 150.000,00.
Caso de sucesso 6
A organização é essencial, e um comércio que enfrentava problemas de infraestrutura desorganizada pôde sentir os efeitos quando conseguiu reduzir o número de faturas mensais de 15.000 para menos de 100.
Pois, cancelou aproximadamente 1.200 linhas telefônicas sub utilizadas, resultando em uma economia anual de R$ 420.000,00.
Gestão de Custos de Telecom: como ser eficiente
Esses impressionantes resultados deixam claro como a área das telecomunicações, quando mal gerenciada, é uma das maiores geradoras de desperdício dentro de uma organização. Desta maneira, compromete seriamente a viabilidade dos negócios.
Ao mesmo tempo, uma enorme fatia do mercado só pode realizar suas atividades através das telecomunicações. Então, se quisermos utilizar adequadamente todas essas poderosas ferramentas para a excelência de nosso negócio, devemos rever, organizar e inovar nossas práticas. As complexidades entre faturas, cobranças, contratos, planos de dados e atribuições de linhas exigem uma gestão atenta e dedicada.
Infelizmente, muitas empresas não possuem equipe ou expertise suficientes para tratar de todos esses detalhes com a devida atenção. O crescimento exponencial das telecomunicações e a sua utilização nas empresas têm pego de surpresa muitos empresários.
Isso ocorre aos administradores que negligenciam a gestão de despesas de Telecom, consequentemente, sofrem com custos enormes e desperdício de recursos.
Reduzir e otimizar são palavras constantes no vocabulário de gestores de sucesso. Por isso, estamos atentos às novas tendências de mercado, sabemos que as organizações brasileiras estão se adequando a esta nova consciência.
Gestão de Telecomunicação é tendencia para reduzir custos em 2021
Segundo o relatório divulgado pela Abinee e com previsões feitas pela IDC Brasil, o setor de Telecom no Brasil irá aumentar em 10% ainda neste ano de 2021, mesmo com a retração de 1%. Portanto, isso significa que mesmo com os efeitos negativos gerados pela pandemia de Covid-19 no mundo, o mercado de telecomunicações continua aquecido.
Com isso as empresas do Brasil e do mundo estão procurando se preparar para uma boa gestão de custos de telecom. Afinal, além de ser vista como uma tendencia para a redução de custos em serviço de Telecom,a gestão de Telecom auxilia as empresas em um inventario de telefonia estruturado e identificável. Dessa forma, elas passam a possuir um controle maior sobre seus ativos.
Além disso, a gestão de Telecom permite que as empresas tenham acesso facilitado ao histórico de operações e tenham total controle do custo de faturas relacionadas aos serviços de telecom. Ou seja, atualmente a gestão de telecom é a chave para qualquer empresa que queira sair a frente de seus concorrentes e desejar começar a reduzir custos em 2021.
Como melhorar a gestão de custo de telecom da sua empresa
Uma boa gestão de custos de telecom exige muito conhecimento no assunto e experiência. Por isso, muitos gestores ficam perdidos na hora de realizar tal processo e mal sabem o que fazer para melhorar a gestão de custos. Para isso, preparamos as seguintes dicas abaixo!
Faça auditorias internas
A melhor forma de potencializar a gestão de custo de telecom nas empresas é realizando auditorias internas. As auditorias internas são necessárias para identificar as necessidades reais da empresa no setor de serviços de telecom. Isso ocorre por meio da revisão das faturas telefônicas e dos contratos vigentes com a operadora de telefonia.
No entanto, para que a redução de custos sempre ocorra é importante que a auditoria dentro das empresas seja um processo periódico. Isso é necessário para que possíveis erros sejam corrigidos e também para que as novas tendencias do mercado sejam identificadas. Dessa forma, a empresa estará sempre consciente dos valores pagos e também das inovações.
Reveja os contratos com operadoras
Necessariamente para melhorar a gestão de custo de telecom, os contratos com as operadoras de telefonia devem ser revistos na auditoria a cada 18 meses a dois anos. Nessa revisão, a equipe responsável pela gestão de telecom da empresa deve analisar a fundo as taxas cobradas, créditos oferecidos, preços dos serviços e também os demais termos.
Isso é preciso pois as operadoras de telefonia estão sempre cometendo erros quanto a cobrança da fatura. Nesse sentido, as empresas acabam pagando por serviços não consumidos e por planos não contratados. Por isso, a atenção da auditoria deve ser focada na revisão detalhada dos contratos da empresa com a operadora de telefonia.
Entenda as necessidades de cada setor
Para que a redução de custos ocorra efetivamente, é preciso cortar gastos desnecessários. No entanto, esse processo deve ser realizado de forma que as necessidades da empresa não sejam prejudicadas pelo corte de serviços. Para isso é preciso também que a gestão de custo de Telecom responsável entenda os custos de cada setor da empresa em relação ao serviço.
Entendendo o quanto cada setor depende dos ativos de Telecom, a empresa poderá eliminar linhas que não são mais utilizadas ou que estão obsoletas. Além disso, a empresa poderá identificar setores ou colaboradores que fazem mal uso do serviço e assim orienta-los da melhor forma. Dessa forma, a redução de custos acontecerá sem prejudicar a empresa.
Prefira planos com dados ilimitados
Diferentemente das tecnologias mais antigas que cobravam os minutos da ligação, atualmente existem tecnologias que possuem planos ilimitados. Entre as mais famosas, está a telefonia VoIP que permite que as ligações sejam efetuadas via internet. Dessa forma, a redução de custos com os serviços de Telecom é maior do que com planos tradicionais.
Além disso, o uso de planos de serviços de Telecom com dados ilimitados permite que a gestão de custos de Telecom ganhe maior previsibilidade no momento de realizar projeções de fluxo de caixa. Portanto, outra forma de reduzir custos e assim melhorar a gestão de serviços de Telecom na empresa é investindo sempre em tecnologias e inovação.
Terceirize a gestão de telecom
Como foi visto, uma boa gestão de Telecom exige muita dedicação e tempo. Isso porque existem diversos pontos que merecem muita atenção, principalmente no que tange a fatura telefônica. Portanto, uma boa pratica é terceirizar a gestão de Telecom ou ao menos a revisão dos contratos com uma empresa especializada e capacitada para tal serviço.
Com a experiência e profissionalismo da empresa contratada, o gestor pode chegar a economizar milhares de reais com serviço de Telecom todos os meses. Além disso, terceirizando o setor, a empresa terá todo o suporte necessário para negociar com as operadoras e procurar pelo mercado de telecomunicação opções mais vantajosas.
Agora que você já conhece 6 casos de sucesso de Telecom Expense Management Brasil, não fique para trás e se inspire nesses casos para começar a reduzir custos dentro da sua empresa!
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