Telefonia: Tudo o que você precisa saber!

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Mesmo com a evolução e uso dos aplicativos de mensagens no ambiente corporativo, a Telefonia ainda é considerada a principal fonte de contato entre empresa e clientes.

Mais do que isso, através dos serviços e recursos de Telecom, as organizações conseguem estabelecer uma comunicação inteligente e eficaz com todos agentes internos e externos que integram o ambiente corporativo.

Apesar disso, muitos gestores ainda desconhecem os tipos de telefonia que existem, ou então do que se trata esta solução. E até mesmo as utilidades que os serviços de telefonia podem oferecer para as organizações.

Para ajudar você a compreender melhor o assunto, preparamos esse artigo com tudo o que precisa saber sobre Telefonia. Confira!

O que é telefonia?

No geral, podemos definir Telefonia como uma área da tecnologia voltada para o desenvolvimento e implementação de soluções de telecomunicação capazes de estabelecer comunicação a longas distancias.

Antigamente, esta expressão envolvia apenas a comunicação via telefone. Mas, com o advento de novas tecnologias de comunicação, a Telefonia passou a abranger também a comunicação móvel, chamadas pela internet, correio de voz e até videoconferência.

Tipos de telefonia

Atualmente é possível implementar diferentes tipos de telefonia dentro de uma empresa. Cada tipo apresenta tecnologias, recursos e formatos de comunicação distintos.

Por isso, conhecer cada uma delas é importante para compreender qual solução melhor se adequa ao seu negócio. No geral, entre os principais tipos de telefonia que uma empresa pode investir, estão:

·         Fixa

Este é considerado o tipo mais tradicional de telefonia. Ela utiliza a tecnologia analógica para efetuar chamadas por meio de uma operadora de telefonia. A comunicação neste tipo de telefonia ocorre por meio de uma rede de telecomunicação fixa, que funciona a partir do uso de telefones conectados a cabos.

Apesar de ser um sistema que limita a mobilidade, este é um tipo ainda muito comum nas empresas.

·         Móvel

O que antes fazia parte apenas da comunicação pessoal, agora a telefonia móvel também é uma realidade dentro das empresas.

Este tipo de telefonia utiliza a tecnologia GSM (Global System for Mobile Comunication) para possibilitar chamadas em movimento. E essa mobilidade só é possível graças à comunicação wireless, que garante a transmissão de dados entre o terminal e uma ERB (Estação Rádio Base), conectada a uma Central de Controle com interconexão a um serviço telefônico fixo comutado.

·         Por satélite

A telefonia por satélite surgiu para transformar completamente a forma como vemos o serviço de telecomunicação. Por meio dela é possível se conectar a pessoas em qualquer parte do mundo através de voz e dados.

A comunicação é feita a partir de um aparelho portátil com interface intuitiva, que torna a comunicação muito mais simples e eficiente. Além disso, este é um tipo de telefonia ideal para uso em áreas remotas, já que ele funciona em qualquer área externa.

·         VoIP

A Telefonia VoIp é o que há de mais atual em telefonia hoje em dia. Esse tipo de telefonia permite a realização de chamadas de voz com base de redes de dados IP, como a internet. Ou seja, qualquer empresa com acesso à internet pode utilizar Telefonia VoIp.

Entre suas principais vantagens estão a acessibilidade e mobilidade. Por meio desse tipo de telefonia, sua empresa diversifica as opções de comunicação por voz. E, dessa forma, garante um atendimento muito mais profissional e eficiente usando computadores, smartphones ou tabletes, por exemplo.

·         PABX

 O PABX que em tradução literal da sigla significa Troca Automática de Ramais Privados, é um serviço que oferece a integração entre todos os aparelhos da empresa. Ou seja, a Telefonia PABX funciona como uma minicentral telefônica, operando de forma automatizada na gestão de chamadas internas entre os diferentes ramais da empresa.

Nas versões mais atuais desse tipo de telefonia, como o PABX virtual, por exemplo, essa conexão com os ramais ocorre sem nenhuma limitação física. Isso porque, nesse novo sistema, a comunicação e troca de dados ocorre através de programas e softwares, sem a necessidade da instalação da enorme rede de cabos. Dessa forma, todo o processo é facilitado e os benefícios para a empresa são ainda maiores.

Importância da telefonia para uma empresa

Basicamente, grande parte dos processos de comunicação da empresa envolve os recursos de telefonia. Afinal, por meio dela, é possível solucionar dúvidas, realizar atendimentos, efetuar negociações com fornecedores, realizar vendas. E até informar stakeholders sobre projetos e eventos da empresa com mais facilidade.

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Mas, os benefícios de contar com um sistema de telefonia bem estruturado, não param por aí. Além flexibilizar a comunicação, a telefonia também oferece como vantagens:

·         Agilidade e praticidade

Um bom serviço de telefonia garante mais agilidade no que diz respeito a comunicação entre os diversos setores da empresa. Com a evolução dos recursos tecnológicos aplicados a telefonia, já é possível obter uma resposta imediata em comunicações mais urgentes. E, dessa forma, garantir tomadas de decisão muito mais rápidas e com mais praticidade.

·         Mais acessibilidade

A telefonia também permite um acesso maior do cliente com a empresa. O que ocorre graças aos vários dispositivos de comunicação que uma rede de telecomunicação pode oferecer.

Por meio deles, o consumidor consegue entrar em contato com sua empresa para tirar dúvidas e pedir informações sobre um produto ou serviço. Como resultado, essa relação de proximidade gera mais confiança, o que eleva seu potencial de vendas.

·         Redução de Custos

Grande parte dos sistemas de telefonia são adaptáveis a realidade de cada empresa. E escolhendo o tipo de telefonia certo para sua empresa, a redução nos custos com tarifações telefônicas é enorme. O que pode gerar uma grande economia para empresas que operam muitos processos envolvendo redes de telecomunicação.

Além disso, aliando um bom sistema de telefonia com uma gestão de Telecom eficiente, a redução de custos e despesas na empresa podem ser ainda maiores.

·         Multifuncionalidades

Sistemas de telefonia que operam em associação a recursos modernos, conseguem oferecer várias funcionalidades que vão além da transmissão de voz. Por exemplo, ao usar os recursos PABX, sua empresa consegue transferir ligações, direcionar chamadas a ramais específicos, gravar ligações entre outras funcionalidades.

Dessa forma, a multifuncionalidade dos sistemas de Telecom acelera as atividades operacionais na empresa. E também gera informações que podem ser usadas para medir o nível de eficiência do seu atendimento.

·         Melhora a comunicação interna

Uma rede de telefonia bem estruturada e gerenciada garante uma comunicação internet muito mais rápida e fluida. Ou seja, seus recursos de telecomunicação facilitam a troca de informações e a resolução de problemas dentro da empresa de uma forma muito mais cômoda.

Além disso, a implementação de um sistema de telecomunicação também ajuda a fortalecer a identidade da empresa. E também contribui para integrar conhecimentos, bem como fomentar a união da equipe. Como resultado, gera-se um padrão de qualidade operacional e de atendimento mais sólido na organização.

4 recursos de telefonia que uma empresa deve ter

Existem diversos recursos de Telecom que podem atender as empresas e apresentar ótimas soluções. Mas, algumas são consideradas indispensáveis para qualquer empresa, independentemente do porte ou setor. Entre as principais, estão:

PABX virtual

O PABX virtual consegue integrar todos os dispositivos da empresa, usando para isso um sistema de ramais. Assim, a comunicação entre os funcionários se torna muito mais rápida e é feita com menos recursos, gerando mais economia para a organização. Por isso, contar com esse recurso de telefonia é essencial para empresas que desejam otimizar a comunicação, gastando menos.

VoIP

É uma ferramenta moderna, ideal para as empresas que irão trabalhar com videoconferências ou audioconferências.  No caso de reuniões remotas, a VoIp pode representar uma solução muito interessante, pois permite economizar com contas de telefonia. Além disso, a redução de custos pode ser feita sem abrir mão da qualidade e eficiência do serviço.

Interface Celular

Este é um equipamento que faz a conversão de chamadas de linhas fixas em um sinal de linha móvel. Ou seja, é um complemento ao PABX que irá rotear as ligações do telefone fixo para o móvel. Com isso, proporciona economia, pois permite a utilização de diversas operadoras, como a telefonia claro empresas e telefonia oi empresas sem mudança de equipamento.

Monitoramento e suporte a distância

Estes serviços são efetuados com a utilização de programas que permitem o gerenciamento das centrais de telephone, em tempo real. Dessa forma, qualquer evento anormal que possa ocorrer, é imediatamente alertado aos técnicos e responsáveis pelo Sistema. Com isso, eles podem providenciar o serviço de suporte de forma imediata, seja ele remoto ou presencial.

No entanto é preciso lembrar que todos os serviços escolhidos pela empresa devem trazer consigo um retorno positivo ao investimento realizado. O intuito é transformar as facilidades em receita para a empresa e trazer soluções as necessidades de comunicação.

Com os diferentes serviços de telefonia, comunicar-se a distância não será mais um limitante para a sua empresa. Conte com a Mobilit para fazer a gestão de Telecom da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais!

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