Muitos gestores não sabem, mas no departamento de telefonia de uma empresa existem mais de um tipo de ligação que pode integrar sua fatura mensal. A elas damos o nome de VC1 VC2 e VC3. Você sabe o que diferencia cada uma delas?
VC é a sigla para Valor de Comunicação e corresponde ao valor que o proprietário da linha paga pela chamada. Estes valores, por sua vez, são classificados em três categorias distintas que se diferem pelos números 1, 2 e 3 a depender da origem e do destino das ligações feitas.
Compreender o que cada uma dessas siglas da telefonia significa é essencial. Principalmente quando se tem como objetivo reduzir os custos com telefonia dentro da organização. Além disso, saber essa diferença também contribui com os gestores no sentido de encontrar as melhores estratégias para otimizar o serviço sem perder a qualidade das chamadas.
Sabendo disso, trouxemos nesse artigo mais detalhes sobre as chamada VC1 VC2 e VC3, para que entenda melhor a diferença entre elas, assim como os valores atribuídos a cada tipo de chamada. Confira!
O que é significa chamadas VC1 VC2 e VC3?
De modo geral, VC1 VC2 e VC3 são categorias de chamadas que uma pessoa ou empresa pode fazer. E embora estejam classificadas dentro do mesmo grupo, elas se diferem entre si, sobretudo em razão do formato de cobrança e também devido a algumas características das chamadas realizadas em cada tipo.
Chamadas VC1 – Ligação Local
As chamadas VC1, ou Valor da Comunicação 1, são um tipo de chamada que se realiza através de um telefone fixo ou telefone móvel para um número de destino móvel com mesmo código de área.
Ou seja, nesse tipo de chamada o código de área de ambos os números, tanto número de origem, como número destino, é o mesmo. A chamada VC1 é também conhecida como ligação local e é o modo de chamada mais barato existente entre as operadoras tradicionais.
Para simplificar o entendimento, vamos a um exemplo prático. Digamos que sua empresa tem um número com DDD 11 de São Paulo e faz uma ligação móvel para outro número móvel com DDD 11. Nesse caso, podemos dizer que a chamada está sendo feita com Valor de Comunicação 1 (VC1).
Chamadas VC2 – Ligação Interurbana Regional
As chamadas VC2, ou Valor de Comunicação 2, são um tipo de chamada que se realiza a através de um telefone fixo ou telefone móvel para um número de destino móvel com código de Área de Mobilidade.
Ou seja, nesse tipo de chamada, conhecida como ligação interurbana regional, o código de área do número de origem e destino são iguais apenas no primeiro dígito e nos demais são diferentes, estando ambos na mesma Área de Mobilidade.
Por exemplo, se sua empresa tem um número com DDD 11 e faz uma ligação móvel para outro número móvel que tenha DDD 17, essa chamada se caracteriza como uma ligação com Valor de Chamada 2.
Chamadas VC3 – Ligação Interurbana Nacional
Enquanto isso, as chamadas VC3, ou Valor de Comunicação 3, são um tipo de chamada que também é realizada através de um telefone fixo ou telefone móvel para um número destino móvel, porém com código de Área de Mobilidade diferente.
Ou seja, nesse tipo de chamada, considerada chamada interurbana nacional, o primeiro dígito do código de área tanto do número de origem, quanto do número destino são diferentes, não importando se o segundo número é igual ou não.
Para compreender melhor, vamos exemplificar. Digamos que sua empresa tem um número com DDD 11 e faz uma ligação móvel para um número destino que tenha DDD 73. Então essa chamada se classifica como uma chamada interurbana, já que não se encontra na mesma Área de Mobilidade e normalmente tem taxas mais caras.
Quais as diferenças de taxas entre as chamadas VC1 VC2 e VC3?
Agora que você já sabe o que significa cada uma das chamadas através de seu VC – Valor de Chamada, vamos entender quais as diferenças entre elas quanto as taxas e valor referentes a ligação.
Cada uma das categorias VC1 VC2 e VC3 tem uma cobrança de valor diferente dependendo do plano da operadora.
Cobranças chamadas VC1
O valor médio atualmente de uma ligação com Valor de Chamada VC1, ou ligação local, é aproximadamente R$ 0,21 por minuto. Esse valor é sem impostos adicionados, além disso, uma ligação VC1 costuma ser cobrada por minuto de chamada.
A cadência de cobrança de uma chamada VC1 funciona na proporção 3/30/6 em que os primeiros 3 segundos da ligação são gratuitos. Somente a partir do 4º segundo de chamada se inicia o ciclo de cobrança que tem duração de 30 segundos. A partir dos 30 segundos de ligação a cobrança se fraciona em 6 segundos.
Esse ciclo 3/30/6 é padrão é utilizado para planos tanto pré-pagos como pós-pagos de quaisquer operadoras de telefonia tradicionais.
No entanto, é bom se atentar pois o valor por minuto de chamada costuma variar conforme a origem da chamada. E também se é uma ligação de uma parelho móvel ou um aparelho fixo. Por isso busque consultar diretamente a sua operadora para esclarecer dúvidas.
Cobranças chamadas VC2 e chamadas VC3
Já para as ligações interurbanas, consideradas chamadas de longa distância, os valores se alteram.
No geral, os valores para ligações de telefones fixos para telefones móveis VC2 custam R$ 0,39 por minuto. E as ligações de fixo para móvel VC3 tem custo de R$ 0,45 por minuto.
O ciclo de ligação funciona da mesma maneira, através do padrão 3/30/6 em que os primeiros 3 segundos são grátis. Então, após os 30 segundos de ligação a cobrança é fracionada em 6 sendo padrão para planos pós e pré-pagos.
Lembrando que os valores citados acima são aproximados. Portanto é indispensável entrar em contato com cada operadora e tirar as dúvidas obtendo o valor exato da cobrança.
Roaming e adicional de chamadas
O Roaming é a definição de uso de linha móvel fora da área de cobertura ou área de concessão tanto nacional quanto internacional. E também é considerado uma forma bastante utilizada de continuar a obter os benefícios do seu plano mesmo em outro país, por exemplo.
O Roaming nacional acontece quando a linha está em uma local no qual o DDD é diferente do número de cadastro em questão e o Roaming internacional acontece o mesmo, porém a área de cobertura é internacional.
Qualquer número que esteja numa situação de Roaming pode receber e efetuar chamadas, sejam elas VC1 VC2 e VC3 ou mesmo internacionais desde que pague um adicional por essas chamadas.
Ou seja, qualquer chamada que seja realizada em um DDD diferente será considerada com Valor de Chamada 2 ou 3 (VC2 ou VC3) e será acrescido junto a essa taxa de categoria o Adicional de Chamadas, ou AD.
Além do AD acrescido a cobrança, também a uma outra taxa cobrada, o DSL, ou Deslocamento de Chamada que pode ser DSL1 ou DSL2.
Entenda quando é feita cada uma dessas cobranças:
- DSL1 – O Deslocamento de Chamada 1 é aplicado quando o número recebe uma chamada que está dentro da sua Área de Mobilidade. Exemplo: Quando seu número com DDD 11 está em Roaming em outro país e recebe uma ligação de um DDD 11.
- DSL2 – Já o Deslocamento de Chamada 2 é aplicado quando o número recebe uma chamada que esteja fora da Área de Mobilidade. Exemplo: Quando seu número com DDD 11 está em Roaming em outro país e recebe uma ligação de um DDD 32.
No entanto, as operadoras convencionais brasileiras atualmente não costumam cobrar o AD – Adicional de Chamadas em situações de Roaming que estejam na mesma área de concessão mantendo apenas o valor do DSL na cobrança.
Benefício VoIP em relação as chamadas VC1 VC2 e VC3
Se você quer economizar e manter o fluxo de caixa lucrativo da sua empresa saiba que é possível através da tecnologia VoIP.
A tecnologia VoIP se baseia em Cloud Computing, ou seja, em dados de voz enviados pela internet. Dessa forma basta apenas ter uma conexão com a internet e um aplicativo que receba e envie chamadas.
O VoIP funciona de forma semelhante as chamadas VC1 VC2 e VC3, porém não se diferencia as chamadas em categoriais, uma vez que é cobrado um valor padrão por cada ligação feita, seja ela móvel ou fixa.
A cadência do modelo VoIP funciona no mesmo padrão 3/30/6 de 3 segundos grátis e após 30 segundos se fraciona em 6, mas digamos que essa é a única semelhança entre o VoIP e as Chamadas VC.
Nas chamadas VoIP não há necessidade de inserção de CSP – Código de Seleção de Prestadora e muito menos preocupação com valores adicionais ou de deslocamento, tornando as ligações muito mais baratas em qualquer lugar do mundo.
Portanto, depois de tudo que foi citado até aqui, já é possível entender mais sobre telefonia, VC1 VC2 e VC3. E também os impactos que cada categoria de chamada pode gerar sobre os custos dentro da empresa. E, assim, montar a melhor estratégia para estabelecer quais chamadas é importante reduzir para obter mais economia para o seu negócio!