Os recursos de telecom estão cada vez mais fazendo diferença na rotina das empresas. Seja aumentando a eficiência, reduzindo custos, ou mesmo agregando mobilidade ao negócio e levando mais agilidade à comunicação interna e externa. Porém na hora de contratar o serviço de telefonia para celular corporativo, muitos gestores ficam na dúvida sobre qual plano escolher. Afinal, entre o plano compartilhado e plano individual, qual o melhor?
Essa escolha constitui uma tarefa que demanda atenção e uma análise interna das necessidades do seu negócio e dos seus colaboradores. Isso porque mesmo sendo planos parecidos e que são contratados para a mesma finalidade, ambos possuem suas peculiaridades. E elas podem fazer toda a diferença nos resultados que se pretende alcançar com esse serviço.
Sabendo disso, preparamos esse artigo completo para que conheça mais sobre o plano compartilhado e plano individual. E também para que saiba quais critérios levar em consideração para garantir a melhor escolha possível para o seu negócio. Confira!
O que é plano compartilhado de celular?
O plano compartilhado é uma franquia de dados móveis que pode ser consumida por várias linhas que façam parte de um único pacote corporativo. No geral, sua principal vantagem está no fato de poder realocar dados conforme a necessidade de uso dos seus departamentos ou equipes.
Por exemplo, digamos que sua empresa contrate uma franquia de internet mensal de 40 GB que possa ser usada por até 5 linhas. Então, caso uma delas não consuma todo o pacote destinado a ela, o restante excedente pode ser transferido para outra linha que necessite de mais dados.
Um plano compartilhado necessita de um controle eficiente que garanta que todas as linhas inclusas recebam a quantidade de dados necessária para suas ações. E também para evitar que uma linha apenas consuma dados em excesso, prejudicando as demais.
No Brasil, até o momento somente algumas operadoras de telefonia oferece o plano compartilhado. É o caso da Vivo e da Claro, por exemplo.
O que é plano individual de celular?
O Plano individual é uma franquia que envolve apenas uma pessoa da empresa que possa utilizar dos dados da franquia. Ou seja, o pacote é exclusivo a apenas uma linha. Nesse plano, as ligações são ilimitadas, mas, ao acabar o pacote de dados, a conexão fica reduzida.
O serviço oferecido no plano individual não se diferencia muito do plano compartilhado. Contudo, vale destacar que o plano individual tem algumas limitações que podem pesar no caixa da empresa, como o fato de poder adquirir pacotes avulsos que tem custos maiores que o contratado inicialmente.
Plano compartilhado e plano individual: qual o melhor?
Analisando de maneira geral tanto plano compartilhado e plano individual, quanto maiores forem os pacotes contratados, maior será o custo-benefício por gigabyte. Mas tudo depende do perfil de consumo e da escolha do plano em si.
Algumas operadoras oferecem diversos pacotes de plano compartilhado e plano individual, sejam eles de 10 GB, 20 GB, 60GB até 100 GB ou mais. Mas se diferem a partir de quem tem o controle da situação. A diferença nesse caso é que no plano compartilhado é a empresa quem irá distribuir o pacote de dados entre as linhas que estiverem dentro do acordo conforme a demanda e necessidade do colaborador.
Enquanto isso, no plano individual o controle de uso fica diretamente relacionado ao colaborador. Este, por sua vez, pode adquirir mais dados caso sinta necessidade, o que pode ser prejudicial para a empresa no fim das contas.
A vantagem em optar por plano compartilhado para a sua empresa é que é possível personalizar melhor o plano, direcionando a quantidade de dados necessária para a atividade de cada departamento ou equipe.
Além disso, ao contratar um único pacote de dados é possível direcionar mais dados para uma linha que consuma mais. Enquanto as outras que consomem menos se beneficiam junto sem ter que desperdiçar dados em planos individuais que muitas vezes nem são totalmente aproveitados.
Dicas para escolher o melhor entre plano compartilhado e plano individual
Para escolher entre um plano compartilhado e plano individual é preciso saber o que levar em consideração na hora de procurar por um ou por outro plano. E conhecer as necessidades reais de sua equipe e negócio.
Confira algumas dicas sobre o que considerar na hora de optar por um plano compartilhado e plano individual:
Tenha conhecimento sobre o seu plano atual contratado
Ao pensar em contratar um plano compartilhado e plano individual é preciso antes de tudo rever o atual plano que já está contratado e avaliar as necessidades da sua empresa e equipe com clareza.
Afinal, dessa forma será possível evitar a contratação de pacotes ou serviços desnecessários para as atividades da empresa e, assim, obter somente o que for gerar algum benefício para a organização. Sem contar que fazendo essa análise prévia você também evita aborrecimentos com seu novo plano, já que nesse tipo de contratação, a vigência do contrato é de, no mínimo, 12 meses.
Por isso, procure analisar o plano de telefonia atual, conhecer os benefícios, o que está sendo realmente utilizado, o que não serve mais e o que está faltando realmente para que o pacote seja eficiente. Para isso, faça a si mesmo algumas perguntas como:
- Por que contratei o pacote atual?
- Minha empresa ainda necessita do mesmo serviço?
- Tenho ofertas melhores e mais eficazes para substituir esse plano?
Dê atenção total ao contrato
Essa é uma dica essencial para qualquer tipo de contratação e não apenas para planos de telecom na sua empresa. Conferir o contrato com atenção é fundamental, pois é através dele que você exercerá a cobrança de seus direitos e terá noção do que está realmente contratando.
É no contrato que estará escrito o valor, as possíveis alterações, o prazo contratual, as multas sobre cancelamentos ou situações diversas, entre outras circunstâncias que poderão evitar surpresas no futuro.
Faça uma pesquisa de mercado
Realize uma pesquisa de mercado antes de tudo, procure por opções disponíveis em diferentes operadoras, busque por benefícios, vantagens e ofertas que condizem com a necessidade do seu negócio.
Assim, você poderá avaliar quais planos valem a pena e quais não se encaixam com o momento atual da sua empresa e equipe, podendo separar aqueles planos que merecem uma avaliação mais detalhada, daqueles que só irão fazer você perder tempo ou ter aborrecimentos no futuro.
Analise a gama de ofertas disponíveis
Antes de fechar um contrato de vez, faça orçamentos. Ou seja, analise a gama de ofertas disponíveis no mercado para melhor encontrar o custo-benefício ideal para o seu negócio.
Fuja de combos que incluem telefonia móvel, fixa, TV e banda larga, pois esse não é o objetivo, analise ofertas de maneira separada, conferindo o preço de cada item e prazo de contrato, encontrando aquilo que realmente é necessário sem ilusões.
Verifique os benefícios do plano de interesse
Ao contratar um plano não se pode apenas voltar a atenção para o plano que atende sua demanda, afinal, muitos deles irão se aproximar nesse quesito ao que pode aumentar sua dúvida no momento da contratação. Por isso, para diferenciar as opções e fazer a escolha correta analise os benefícios oferecidos.
Antes de finalmente bater o martelo confira questões como: economia em comparação ao plano antigo, especialização do consultor, melhorias concretas, softwares e plataformas que permitam gerenciar o controle de gastos, assistência, atendimento, entre outros.
Confira tarifas e assinaturas do plano
Assim como conferir o contrato, ter noção sobre a cobrança de tarifas é importantíssimo antes de finalmente optar por um ou por outro plano compartilhado e plano individual. Por isso, se faça perguntas como:
- Quais são as tarifas para ligações local intra-rede, fixo, móvel e interurbanas?
- Quantos minutos de ligação contempla?
- Qual valor dos minutos excedentes?
- Internet é individual ou compartilhada; qual a melhor para a minha empresas?
- Pacote de dados excedente vai ser cobrado ou apenas reduzido?
Com essa analise, você saberá exatamente em termos de tarifas e cobranças feitas pelo plano, qual opção oferece o melhor custo-benefício para o seu empreendimento.
Solicite sua via de contrato e confira o produto e serviço adquirido
Ter a segunda via do contrato em mãos pode evitar muitos problemas futuros. Afinal, desse modo você poderá questionar possíveis cobranças indevidas que não foram acordadas entre as partes no ato da compra. E também se faz essencial para registro de reclamações na Anatel.
Além disso, se for contratado um plano compartilhado e plano individual com aparelho junto, lembre-se sempre de conferir o modelo, a memória e todos os equipamentos comprados se estão corretos e de acordo com a nota fiscal assim que os receber ou retirar.
Portanto, agora que você já sabe a diferença entre contratar um plano compartilhado e plano individual, avalie cada opção considerando não apenas o custo, mas quais departamentos usarão o serviço, quantos membros da equipe necessitam dos dados e outros benefícios oferecidos pelo plano e quantas linhas irão se beneficiar com o pacote. Somente assim, será possível avaliar se um único pacote atende a demanda da sua empresa, ou se há realmente necessidade de pacotes individuais.