A portabilidade de operadoras de telefonia é um processo que foi criado para facilitar a vida do consumidor, permitindo a troca de operadoras, mas preservando o mesmo número de contato.
Até pouco tempo atrás, para efetuar a troca de operadoras, não era possível manter o número, uma vez que ele pertencia a empresa fornecedora do serviço e não ao cliente. Mas, em 2007, a Anatel estabeleceu, por meio da Resolução 460/2007 as regras que viabilizaram a portabilidade dos serviços de telefonia fixa e móvel.
Com isso, cada vez mais pessoas e empresas estão aderindo a essa possibilidade. Tanto que, em 2020 mais de 4 milhões de usuários dos serviços de telefonia já solicitaram a migração de seus números para outras operadoras. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas envolvendo o processo de portabilidade.
Se você não sabe o que é ou como fazer a portabilidade de operadoras, assim como as vantagens de aderir a esse processo na sua empresa, continue lendo. E entenda melhor o conceito deste serviço disponível para números fixos e móveis, como funciona a portabilidade de operadoras, seus benefícios e evite ficar preso somente a um plano de telefonia que já não atende mais suas demandas.

Portabilidade de operadoras – o que é?
A portabilidade de operadoras trata-se de um processo que permite ao usuário trocar de operadora mantendo o mesmo número de telefone. Ou seja, qualquer cliente de telefonia, seja ela móvel ou fixa, tem direito a migrar seu número para qualquer operadora.
Desse modo, por meio da portabilidade evita-se uma série de transtornos. Desde perdas de contatos importantes com a mudança, até recadastramentos dos dados de contato em sistemas, edições em materiais publicitários e muitos outros problemas que poderiam surgir caso fosse necessário trocar não só a operadora, mas também de número como acontecia anteriormente.
No geral, existem três tipos de portabilidade no Brasil: portabilidade de operadora; portabilidade de endereço; e portabilidade de plano. Entenda cada um deles:
- Portabilidade de Operadora – A portabilidade de operadora funciona através da solicitação do consumidor para troca de empresa sem que haja alteração no número.
- Sobre a Portabilidade de Endereço – A portabilidade de endereço funciona através da transferência de uma linha de telefone fixo em um local para outro sem que haja mudança no número ou então na operadora de telefonia.
- Portabilidade de Plano – Enquanto isso, na portabilidade de plano a mudança é no plano contratado pela operadora que pode ser modificado sem que haja mudança de número seja essa mudança para planos pré-pagos ou pós-pagos.
Por que aderir a portabilidade de operadoras?
Aderir a portabilidade de operadoras, além de ser um processo bem simples, também é algo que pode oferecer algumas vantagens interessantes.
Uma delas diz respeito a redução significativa de gastos. Normalmente ligações feitas entre números de uma mesma operadora tendem a ser mais baratos. Com isso, realizando a portabilidade muitas empresas conseguem economizar com seu sistema de telefonia, selecionando o plano e a operadora ideal para o seu negócio, mas sem precisar trocar ou mudar de número para isso.
Além disso, o processo de portabilidade é totalmente seguro. Ou seja, sua empresa não correrá riscos de perder contatos ou passar por outros problemas como indisponibilidade de serviço durante a janela de portabilidade.
Sem falar nas novas funcionalidades e benefícios que poderá obter ao optar pela portabilidade de operadoras. Através desse processo, é possível extrair o melhor de qualquer serviço de telefonia corporativa, sem precisar mudar de número, evitando desse modo grandes desgastes e custos com o processo.
Como fazer portabilidade de operadoras?

As empresas de telefonia normalmente contam com regras próprias na hora de realizar o serviço de portabilidade de operadoras, sendo muito importante verificar com a operadora diretamente na hora de contratar entendendo os pré-requisitos da solicitação de migração do número.
Mas há pontos comuns entra a maior parte das companhias que são exigências na hora de fazer a portabilidade, saiba quais são esses pontos:
- Você precisa ser o titular da conta – É preciso que seja você o dono da conta já que o processo de transferência só pode ser realizado para o mesmo CPF.
- A linha precisa estar ativa e regularizada – É preciso que tudo esteja em dia na operadora de origem, sem pendência de fatura em atraso ou irregularidades de cadastro antes de realizar a migração de operadora.
Com esses pontos alinhados realizar a solicitação de portabilidade fica mais fácil, basta você entrar em contato com a empresa e pedir a portabilidade de operadoras por telefone, internet ou mesmo presencialmente.
Saiba como funciona a portabilidade de número nas principais companhias do Brasil
- Portabilidade Vivo – A portabilidade da Vivo mais rápida é via SMS. Mas é possível fazer diretamente no site da operadora ou nas lojas físicas da Vivo, basta ter o chip em mãos.
- A Portabilidade Claro – Com documentos em mãos basta você solicitar a portabilidade por um dos canais disponíveis que são o telefone, SMS, site da Claro ou nas lojas físicas.
- Portabilidade TIM – A transferência de número da TIM não se diferencia das demais e também é muito simples, basta entrar em contato com a TIM em alguns dos seus canais de atendimento e aguardar até no máximo 5 dias para validar a portabilidade que pode ser por SMS, pelo site ou nas lojas físicas.
- Portabilidade Oi – Após comprar o chip Oi e inseri-lo no seu celular, mantenha ele ligado e depois ligue para o número 1057 (número de ativação) ou qualquer outro número de telefone e complete a ligação com as orientações solicitadas. Caso encontre dificuldades você pode se direcionar até uma loja física e solicitar a portabilidade sem problemas!
Veja abaixo o passo a passo geral de como fazer a portabilidade nos diferentes canais de atendimento que as operadoras geralmente disponibilizam:
Por SMS:
- Envie o SMS para o número de portabilidade da operadora com o DDD+número sem espaços e 0 acréscimo do 0 antes do DDD.
- Digite o CPF do titular.
- Retire o chip da operadora nova e coloque o antigo.
- Anote o código de segurança recebido e após colocar o chip novo novamente envie esse código para o número.
- Aguarde os próximos passos de portabilidade e finalize a solicitação.
Pelo Site
- Primeiramente acesse o site da operadora ao qual deseja fazer a migação.
- Seleciona o plano escolhido.
- Preencha os dados corretamente.
- Aguarde recebimento do SMS e prossiga com a portabilidade.
Pelo telefone
- Primeiramente insira o chip novo.
- Ligue para o número da operadora.
- Tenha os documentos para iniciar o processo de portabilidade em mãos.
- Aguarde atendente e prossiga para efetuar a solicitação e ativação da portabilidade.
Loja física:
- Escolha uma loja física da operadora em que deseja portar seu número.
- Tenha os documentos necessários para dar entrada na portabilidade.
- Em seguida, se dirija até a loja escolhida e solicite a portabilidade de operadoras.
- Certifique-se que não há débitos com a operadora original e que seus dados estão cadastrados corretamente.
- Aguarde finalização da portabilidade e atendimento.
Quando a portabilidade de operadoras é possível?
A portabilidade é um serviço que só é permitido entre DDDs iguais. Além disso, essa possibilidade só existe quando a migração ocorrer para o mesmo tipo de serviço, ou seja, de móvel para móvel ou fixo para fixo.
De modo geral, esse processo exige que você informe dados sobre o seu contrato de fidelização e isso garante que você não perca seus benefícios e vantagens, por exemplo.
Lembrando que a portabilidade exige dados como CPF ou RG para pessoas físicas e CPNJ para pessoas jurídicas, além do nome da operadora original para que possa ser realizada com sucesso.
Em relação aos custos, normalmente as empresas de telefonia tem o direito de cobrar pela portabilidade. Contudo, a maioria delas isenta o consumidor dessa taxa de adesão para facilitar a aquisição do serviço. Sem falar que algumas operadoras ainda oferece bônus e outros descontos bem atrativos em seus planos visando incentivar o consumidor a fazer a portabilidade.
É possível ter uma portabilidade negada?
Sim, basicamente existem situações em que a portabilidade de operadoras pode ser negada, mesmo que as operadoras normalmente tenham o costume de aceitar novos clientes.
As situações que podem acarretar em negação de portabilidade são:
- Dados incorretos – Para resolver essa situação atualize seus dados cadastrais na operadora antiga e mantenha todos corretos.
- Número existente pertencer a outro cliente – Nesse caso não há muito o que fazer a não ser trocar de número.
- Número de telefone fixo para serviço de plano móvel ou vice-versa – Usar o mesmo número de um fixo para um serviço móvel não funciona, nem ao contrário, tendo que adquirir um novo número.
- Dívidas não quitadas na operadora – Ter dívidas na antiga operadora irão exigir que você as quite antes de finalmente conseguir realizar a portabilidade.
A portabilidade de operadoras é um serviço que surgiu para facilitar a vida de pessoas e empresas, diminuindo burocracias e problemas que eram encontrados na hora de trocar de operadora, não precisando mais trocar o número.
Além disso, esse processo também possibilita uma maior economia e melhor experiência por parte do cliente em relação ao serviço de telefonia contratado.
Portanto, se você está insatisfeito com o serviço que sua operadora disponibiliza no momento, considere fazer a portabilidade para outra operadora do seu interesse. Este é um processo simples, rápido e que não exige grandes investimentos.
